Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Importante templo no Canadá reabre suas portas após cinco anos fechado
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Canadá – Montreal (Quarta-feira, 14-01-2015, Gaudium Press) Após cinco anos fechada e um investimento de mais de sete milhões de dólares, a Igreja do Santo Nome de Jesus em Montreal (Canadá), voltou a abrir suas portas na véspera do Natal. A origem do fechamento temporário foi um aviso desfavorável das autoridades de atenção de incêndios no qual se qualificou o recinto sagrado como de alto risco. A Igreja então implantou uma notável campanha que evitou a demolição do mesmo, o maior temor da comunidade local.

Importante templo no Canadá reabre suas portas após cinco anos fechado.jpg
Altar mor do templo do Santo Nome de Jesus
em Montreal, Canadá. Foto: Heritage Canada.

“Quando escutei que poderiam destruí-la, eu costumava vir rezar para que pudesse salvar-se”, recordou para o The Catholic Register Daniel Dumochel, fiel cuja família rendeu culto a Deus no lugar por cinco gerações e que vive atualmente em West Island. “Se eu tivesse tido o dinheiro, eu mesmo teria escrito o cheque para salvá-la. Você não pode colocar um preço em algo tão valioso como uma igreja”.

A Arquidiocese cobriu a totalidade dos custos da reparação urgente e a paróquia iniciou uma campanha para arrecadar os fundos necessários para a restauração. O som do órgão Casavant, o maior do mundo no momento de sua instalação em 1915, celebrou com suas alegres notas a entrada da procissão do Arcebispo Christian Lépine, que presidiu a Missa de reabertura. O prelado destacou a importância do templo como coração da comunidade de fiéis.

“A Igreja é uma comunidade, e a comunidade necessita um teto”, indicou o prelado. “Escutei a comunidade deste bairro que atravessou tempos difíceis. Salvar o templo é uma aventura na qual embarcamos juntos”, destacou. A importância e esplendor da igreja em estilo arquitetônico bizantino romano foi tal que foi chamada após sua inauguração em 1906 “a Catedral da zona Leste”. O templo conta com ricos vitrais fabricados em Limoges e notáveis decorações interiores, entre as quais se destaca o mural de Pentecostes sobre o altar mor. (GPE/EPC)

 
Comentários