Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Todos nós somos chamados a viver o discipulado”, lembra o Bispo de Erexim
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Erexim – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 15/01/2015, Gaudium Press) Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Erexim, no Rio Grande do Sul, e Administrador Apostólico de Chapecó, no Estado de Santa Catarina, escreveu o artigo “Itinerantes por missão”. Ele afirma que, no início do ano, todos nós temos projetos que gostaríamos de vê-los realizados, mas, na vida da Igreja e na sua missão junto ao povo de Deus, o projeto principal a ser levado adiante é o do anúncio do Reino.dom gislon.jpg

Segundo o Prelado, todas as outras ações ganham significado quando estão ligadas a esta missão que cabe a todos os batizados. Dom Gislon explica que, pelo batismo, todos nós somos chamados a viver o discipulado e o engajamento na missão, não aquela ad gentes, mas aquela no ambiente da família, no mundo do trabalho, feita mais pelo testemunho de vida do que por palavras.

“Dentre os batizados, alguns foram chamados e consagrados, outros ordenados para exercerem a vocação e a missão no serviço aos fiéis na Igreja. É indispensável viver esse ministério e serviço como um chamado do Senhor Jesus. Porque é na comunhão com Ele que está o sentido da vocação religiosa e sacerdotal, que se alimenta no cotidiano e no serviço da missão numa íntima comunhão com o Senhor. Sem essa comunhão, a missão pode parecer demasiado exigente e pouco gratificante”, avalia.

Porém, o Bispo salienta que quando nos sentimos chamados a estar com Jesus, a serviço das relações pessoais dele com cada irmão e irmã, a nossa missão ganha um novo sentido, porque ligada à missão que Jesus recebeu de seu Pai e foi delegada aos seus discípulos através do Espírito Santo. Para ele, podemos dizer que a missão não será evangélica, se na sua origem, não estiver ligada a uma intimidade com o Senhor.

“Na missão de servir o povo de Deus, os religiosos e os sacerdotes também são chamados a viver a itinerância dos discípulos. Por isso, é comum na Diocese, que o Bispo, com o Conselho Presbiteral, ouvindo solicitações dos padres, tendo presente as necessidades de atendimento ao povo e o bem da Igreja, promova algumas transferências de sacerdotes.”

Por fim, o Prelado afirma que é importante para a comunidade que o sacerdote saiba agradecer a colaboração de tantos leigos e leigas engajados na vida paroquial, que ajudam o sacerdote na sua missão, mas é também importante para a sua missão que o padre seja bem acolhido no lugar onde for trabalhar. “Da comunhão com o Senhor e da comunhão entre si, depende a saúde espiritual do pastor e do rebanho”, completa. (FB)

 
Comentários