Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Crianças aprendem a rezar escrevendo uma história
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Espanha – Valência (Segunda-feira, 19-01-2015, Gaudium Press) Chama-se “Meu lápis para Deus”, e é um jogo didático e catequético que ajuda as crianças a rezar e a colocar nas mãos de Deus o dia a dia. A iniciativa, idealizada por Loreto Bellot, originária de Valência (Espanha), que dedicou sua vida profissional à educação, se inspira nas palavras da Beata Madre Teresa de Calcutá: “Eu sou o lápis de Deus. Um pedaço de lápis com o qual Ele escreve aquilo que quer”.

Crianças aprendem a rezar escrevendo uma história 1.jpg

“Me ocorreu que quando nascemos, Deus começa um livro em branco e o que realmente quer é que, como diz a Madre Teresa de Calcutá, sejamos um lápis em suas mãos e lhe agrada de verdade que escrevamos com Ele sua própria história e lhe contemos a cada dia o que nos passa”, comentou a autora à Rome Reports.

O jogo consiste em um barco que contêm em seu interior 31 fichas enumeradas -para que sejam utilizadas ao longo de um mês-, cada uma com um texto simples que contêm uma saudação a Jesus, para que a cada dia se faça de maneira diferente; uma sugestão de um tema na qual a criança possa contar algo e um pedido de ajuda que o pequeno faz a Deus; e assim colocar em prática conceitos básicos da Fé cristã. Como acrescentou Bellot: “Com esse lápis aprendiam realmente a falar com Deus e a tratá-lo de uma maneira totalmente cotidiana e realmente o que queremos, não é que essa religião, que essa doutrina, tome vida?”.Crianças aprendem a rezar escrevendo uma história 2.jpg

Este projeto nasceu após uma série de atividades realizadas no colégio no qual Bellot trabalha com as quais se buscava ajudar as crianças a conhecer a Jesus e a ter um encontro com Ele. “Rezar, como quase tudo, se aprende. Também saber estar em um lugar sagrado e, sobretudo, saber o que dizer”, diz a autora na página web da iniciativa.

Daí se tomou como inspiração as palavras de Madre Teresa que -como se expõem no site web- “encaixavam perfeitamente com a ideia de descobrir o sentido espiritual da própria existência desde os primeiros anos, e guiar a cada um até um mundo interior completamente real”. Depois se elaboraram alguns textos simples com uma linguagem dirigida às crianças, se expressaram em uma caixa de cartolina e a colocaram no colégio em um lugar dedicado à oração.

“A surpresa foi, que não só os pequenos, mas os pais, professores, alunos de outros cursos iniciavam o uso desses lápis quando iam rezar”, diz a autora no site.

O projeto conta já com dois anos e chegou a muitos, ganhando uma especial acolhida como material para as aulas de religião.

“A simplicidade, tanto no conteúdo como no formato, facilita o uso diário destes materiais fora do contexto da sala de aula e os faz especialmente aconselháveis para sessões de catequeses, aulas de religião ou para uso familiar”, acrescenta-se na página web. (GPE/EPC)

 
Comentários