Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Espanha está pronta para a Jornada Mundial da Vida Consagrada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Espanha – Madri (Segunda-feira, 19-01-2015, Gaudium Press) No próximo dia 02 de fevereiro, na Solenidade da Apresentação do Senhor, a Igreja Católica celebra a Jornada Mundial da Vida Consagrada; um evento que foi instituído no ano de 1997 por São João Paulo II, e que neste ano se viverá com maior intensidade por ocasião do Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco.Espanha está pronta para a Jornada Mundial da Vida Consagrada.jpg

A cada ano, a Igreja que peregrina na Espanha se une a esta jornada de maneira muito especial como uma oportunidade para agradecer a Deus pelo dom da Vida Consagrada e para promover seu conhecimento, um presente que neste ano de 2015 tem como modelo a Santa Teresa de Jesus por ocasião dos 500 anos de seu nascimento.

“A Jornada Mundial da Vida Consagrada, que estamos celebrando na Igreja a cada dia 02 de fevereiro (…) tem nesta ocasião um brilho especial ao situar-se no marco do Ano da Vida Consagrada convocado pelo Santo Padre Francisco e coincidir, além disso, pelo Ano Jubilar Teresiano; é um precioso presente para a Igreja, uma grande oportunidade de evangelização”, diz a respeito Dom Vicente Jiménez Zamora, Arcebispo de Zaragoza e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada do Episcopado Espanhol, em uma mensagem que dirigiu por ocasião da Jornada.

Dirigindo-se aos consagrados, e tomando palavras da santa e mística espanhola, o prelado lhes recorda que devem crescer na vida de oração e que estão chamados a dar testemunho: “São estes ‘tempos difíceis’, que diria Santa Teresa de Jesus, e ‘são necessários amigos fortes de Deus para sustentar aos fracos’. A esta amizade, que se forja na intimidade da oração, estamos todos convocados (…) a testemunhar a alegria que nasce do encontro com o Senhor Jesus, e nos dispõem a levar o Evangelho a todos os rincões da terra com solicitude especial pelas periferias existenciais”.

Neste sentido, o Presidente da Comissão para a Vida Consagrada faz um chamado para que se tome como modelo a Santa Teresa: “Em nossa sociedade, aos poucos carente de valores espirituais, a Doutora Mística nos ensina a sermos testemunhas incansáveis de Deus, de sua presença e de sua ação. A mensagem de oração que nos entrega é muito necessária neste tempo, em que estamos tentados pelas reivindicações e o compromisso do mundo exterior, pelo tric trac da vida moderna e por tantas ocupações que nos distraem do verdadeiramente essencial”.

Além disso, fazendo eco das palavras que disse o Papa Francisco ao dar abertura ao Ano da Vida Consagrada, o prelado convida para que novamente se dê um encontro com Cristo: “O encontro com Ele empurrará ao encontro com outros e levará até os mais pobres. É necessário chegar às periferias que esperam a Luz do Evangelho”.

“Isto pedirá vigilância para descobrir as novidades do Espírito; lucidez para reconhecer as complexidades das novas fronteiras; discernimento para identificar os limites e a maneira adequada de proceder”, acrescenta Dom Jiménez Zamora.

Para celebrar a Jornada, que este ano leva por lema na Espanha “Vida Consagrada, ‘amigos fortes de Deus'”, serão várias as atividades que ocorrerão nas diversas jurisdições eclesiais do país europeu, sobretudo as celebrações eucarísticas nas quais se dará graças a Deus pelo dom da Vida Consagrada, ocasião na qual os membros de Institutos religiosos renovarão sua consagração no seguimento de Cristo e na missão da Igreja. (GPE/EPC)

 
Comentários