Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese de Guarapuava prepara festa de Nossa Senhora de Belém
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Guarapuava – Paraná (Terça-Feira, 20/01/2015, Gaudium Press) A Paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém, pertencente à diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, já está se preparando para a festa em honra à sua padroeira, que ocorrerá no dia 2 de fevereiro. A partir do dia 24 de janeiro, sempre às 19h30min, será realizada uma novena preparatória, que se encerrará no dia 1º de fevereiro. O tema da novena será “Maria, a estrela da nova evangelização”.

A organização da festa destaca que, um dia antes do início da novena, no dia 23 de janeiro, haverá a Santa Missa de envio dos trabalhadores de um dos eventos mais tradicionais de Guarapuava. A estimativa é que todos os dias a Catedral fique lotada de devotos, em uma grande manifestação de fé e amor à padroeira.

No primeiro dia da novena, dia 24, o tema a ser abordado será “Maria, a estrela da Nova Evangelização”. Haverá participação das Pastorais e Movimentos da Diocese, com benção para as lideranças da comunidade e aos vocacionados. No dia 25, o assunto a ser meditado será “Maria, mulher atuante – Serviço aos irmãos”. Neste encontro, será dada uma benção especial para os enfermos e obras sociais.

Na segunda-feira, dia 26 de janeiro, os fiéis poderão refletir sobre o tema “Maria, promotora e acolhedor da vida”. As gestantes e lactentes receberão uma benção especial. No dia seguinte, 27 de janeiro, a temática será “Maria, mestra dos discípulos de Jesus” e a benção será para os missionários (SMP).

“Maria, semeadora de esperança” será o tema do quinto encontro da novena, no dia 28 de janeiro. Haverá benção para o mundo do trabalho. Já no dia 29, o assunto a ser analisado será “Maria, portadora da luz”. A benção será para os benfeitores, colaboradores e doadores. No encontro seguinte, no dia 30 de janeiro, será realizada uma reflexão sobre “Maria e a boa semente do reino”. Na ocasião, os dizimistas receberão uma benção especial.

No dia 31 de janeiro, penúltimo dia da novena, o tema será “Maria, auxílio dos cristãos”, com benção para o mundo da Educação. Por fim, no dia 1º de fevereiro, os participantes meditarão sobre o assunto “Maria a Jovem fiel ao Sim”. Haverá benção para os jovens. No dia da festa, dia 2 de fevereiro, acontecerá uma intensa programação durante todo o dia. A paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém fica localizada na Rua Visconde de Guarapuava, número 236, no Centro de Guarapuava. Mais informações pelo telefone (42) 3623-1282.

História da Festa de Nossa Senhora de Belém

Juntamente com a primeira povoação de Guarapuava, em Atalaia, foi instalada a Igreja, como Capela Curada. A primeira Missa aconteceu às 10 horas da manhã do dia 10 de junho de 1810. E embora a Diocese de Guarapuava tenha sido criada em 1965 e instalada somente em 1966, quando a Paróquia Nossa Senhora de Belém passou a ser também a Catedral da Diocese de Guarapuava, pode-se considerar que a cidade contou com a tradição religiosa desde a sua povoação.

A imagem de Nossa Senhora de Belém chegou a Guarapuava, como conta a lenda, no ano de 1818, pelas mãos de Laura Rosa da Rocha Loures. A primeira festa da padroeira aconteceu no ano de 1989, e desde então o evento faz parte da tradição da cidade e tem grande importância histórica, pois é a única festa que permaneceu no calendário diocesano, preservando a memória e a identidade do município. (FB)

 
Comentários