Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Guardarei no coração a lembrança do acolhimento das multidões, afirma Santo Padre
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 21-01-2015, Gaudium Press) A Audiência Geral do Papa Francisco, nesta quarta-feira, 21, na Sala Paulo VI, teve como tema as viagens apostólicas feitas pelo Santo Padre no continente asiático, onde visitou os fiéis católicos do Sri Lanka e das Filipinas – que detém o maior número de católicos em um país da Ásia.

Após percorrer o corredor central do auditório, sendo acolhido calorosamente pelos fiéis, dirigiu-se a eles afirmando que voltou a Ásia “com prazer”, depois de ter vivido a experiência na Coréia do Sul, em agosto do ano passado.

“Guardarei sempre no coração a lembrança do acolhimento jubiloso por parte das multidões, em alguns casos até mesmo oceânicas”, disse.

Comentando primeiramente sobre o Sri Lanka, considerado pelo Pontífice um “país de maravilhosa beleza natural”, o Pontífice declarou que o momento mais marcante de sua passagem pelo país foi o dia da canonização do missionário São José Vaz. “Indiquei São José Vaz como modelo para todos os cristãos, chamados hoje a sair e a propor a verdade salvadora do Evangelho”, lembrou.

Além disso, ressaltou o processo de reconciliação do povo cingalês logo após o fim da guerra civil que perdurou por 26 anos, e que vem tentando agora reconstruir a unidade do país.

A reconciliação também serviu como tema para a visita do Papa ao Santuário de Nossa Senhora de Madhu, onde pediu intercessão a Bem Aventurada Virgem Maria para que concedesse o dom da paz e da unidade a todo o povo do Sri Lanka.

Já nas Filipinas, o Santo Padre reconheceu a Fé e a capacidade de recuperação da população local, assim como a generosidade das ajudas em prol dos que sofreram com as perdas causadas pelo tufão que devastou o país.

“A potência do amor de Deus se manifestou no espírito de solidariedade demonstrada em inúmeros gestos sacrificados e iniciativas de caridade que marcaram aqueles dias trágicos.”

No encontro com as famílias, considerado o ponto mais alto de sua estada nas Filipinas, bem como com os jovens, também foram rememorados pelo Papa.

“Ouvir dizer que as famílias com muitos filhos e o nascimento de tantas crianças são uma das causas da pobreza. Parece-me uma opinião simplória. Posso dizer que a causa principal da pobreza é um sistema econômico que tirou a pessoa do centro e colocou no seu lugar o deus-dinheiro; um sistema econômico que exclui e cria a cultura do descarte que vivemos. Esta é a causa da pobreza, e não as famílias numerosas”, analisou.
Sobre a juventude local, Francisco explicou que deu a eles uma palavra de encorajamento em seus esforços para a renovação da sociedade, em vista da proteção do meio ambiente e de uma atenção especial aos mais necessitados.

Para o Pontífice, “o cuidado em relação aos pobres é um elemento essencial do nosso testemunho cristão; comporta a rejeição de toda forma de corrupção e pede a construção de uma cultura da integridade”.

“Quero agradecer ao Senhor pela minha visita ao Sri Lanka e às Filipinas, e peço a Ele que abençoe esses dois países”, concluiu. (LMI)

 
Comentários