Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Argentina se prepara para Congresso Eucarístico Nacional de 2016
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tucumán – Argentina (Quarta-feira, 21-01-2015, Gaudium Press) A Igreja na Argentina, especialmente na Arquidiocese de Tucumán, vem se preparando para o grande evento que ocorrerá na jurisdição eclesial em 2016: o Congresso Eucarístico Nacional. Acontecimento que ocorrerá em união com as celebrações pelos 200 anos da declaração de independência da nação gaúcha.

Argentina se prepara para Congresso Eucarístico Nacional de 2016 1.jpg
“Jesus Cristo, Senhor da História, necessitamos do Senhor”, será o
lema do Congresso / Foto: Congresso Eucarístico
Nacional Tucumán.

Em entrevista com a Rádio Vaticano, Dom Alfredo Horacio Zecca, Arcebispo de Tucumán, assinalou que os preparativos do evento “vão por bom caminho”, posto que “já temos o lema, o hino, a oração do Congresso (…) o Documento Teológico está em plena preparação (…) O Congresso está muto adiantado”.

Precisamente o lema do encontro Eucarístico será “Jesus Cristo, Senhor da História, necessitamos do Senhor”, o qual foi escolhido -tal como comentou o Arcebispo de Tucumán-, “porque é a oração pela pátria”, justamente quando se celebrará 200 anos de história.

Com ele -como prosseguiu o prelado- “(…) se recolhe algo muito importante, que é a presença da Fé em Jesus Cristo, e a Fé Cristã Católica no continente latino-americano, e, em concreto, em toda a história do país. Por isso elegemos esse lema. Por um lado, Jesus Cristo é o Senhor da História, e isso nos permite reconhecer a história, assumir o presente e projetarmos até o futuro (…) Por outro lado o ‘necessitamos do Senhor’, marca precisamente que nós necessitamos do Senhor da História, Jesus Cristo, para deixar de ser meros cidadãos (…) necessitamos para poder restaurar as feridas que nos dividem, para que haja maior justiça, para que haja maior solidariedade, para que haja paz, para que haja trabalho”.

Dom Zecca, também acrescentou: “se escolheu como lema para que pudesse ser o centro da reflexão do Congresso que, obviamente, girará entorno do Senhor presente na Eucaristia (…) e através disso, está presente na pátria, na história, nos corações (…) daí a importância de celebrar este Congresso em coincidência com o bicentenário”.

O prelado argentino também comentou que o Congresso tem uma história, posto que inicialmente se celebraria em 2014, mas a Conferência Episcopal Argentina considerou mudar a data para 2016, para assim fazer coincidir este acontecimento com o bicentenário da independência.

“Creio que será uma grande bênção para a pátria, porque verdadeiramente estes 200 anos nos tem que servir para fazer um giro fundamental que nos converta realmente em uma nação que possa estar à altura das possibilidades, das potencialidades que tem”, acrescentou o Arcebispo de Tucumán, confiando também que o encontro com Jesus Eucaristia em 2016 signifique “um giro muito importante para a Fé de nosso povo”, posto que será uma grande “injeção de esperança”.

Argentina se prepara para Congresso Eucarístico Nacional de 2016 2.jpg
O Congresso Eucarístico Nacional da Argentina 2016 foi oficialmente
apresentado pela Arquidiocese de Tucumán durante a festividade
de Corpus Christi do ano passado. / Foto: Congresso
Eucarístico Nacional Tucumán.

O Congresso Eucarístico Nacional da Argentina 2016, que não se realizava desde 2004, foi oficialmente apresentado pela Arquidiocese de Tucumán durante a festividade de Corpus Christi do ano passado. Evento no qual participaram por volta de 10 mil pessoas. (GPE/EPC)

 
Comentários