Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Missa na Catedral encerra festejos a São Sebastião, no Rio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 22-01-2015, Gaudium Press) Durante esses últimos dias, na Trezena de São Sebastião, foram visitados diversos pontos de referência do Rio de Janeiro, bem como instituições e locais públicos, que tiveram a oportunidade de presenciar momentos alegres, de Fé e esperança com a passagem da Imagem do santo padroeiro da cidade carioca.

Missa na Catedral encerra festejos a São Sebastião.jpg

Entre os lugares que a imagem de São Sebastião esteve, um em especial foi o bairro da Tijuca, mais precisamente a Igreja dedicada ao Padroeiro do Rio de Janeiro.

Administrada pelos frades capuchinhos, o templo que possui a tradição de receber milhares de devotos nesta época festiva, teve mais motivos para celebrar, uma vez que foi elevada à condição de santuário arquidiocesano.

A Igreja de São Sebastião tem uma importância histórica não apenas pelo fato de ser o início da fundação da cidade, que comemora neste ano seus 450 anos, mas por guardar os restos mortais do fundador, Estácio de Sá, e a imagem histórica de mártir e herói da Fé, datada do século XVI, que passou recentemente por um período de restauração.

Durante a celebração, presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, as relíquias do Servo de Deus, Guido Schaffer, foram apresentadas ao público. Depois, o purpurado explicou a relação do título de santuário com a vida do santo e dos cariocas.

“São Sebastião é exemplo de tenacidade, perseverança e força, uma imagem semelhante do que o carioca vive no seu cotidiano. As flechas de hoje são as complexas dificuldades da cidade que o povo enfrenta com coragem, sem desanimar”, disse.

Celebração de São Sebastião na Catedral

Após celebrada a Missa, Dom Orani seguiu em procissão com os fiéis da Igreja de São Sebastião, na Tijuca, com destino a Catedral Metropolitana.

De acordo com os dados da Polícia Militar, aproximadamente 100 mil pessoas participaram desse evento que marcou ainda a abertura do Ano Arquidiocesano da Esperança.

Após o momento celebrativo e a apresentação do Auto de São Sebastião, deu-se início na Catedral a Missa Solene de encerramento das festividades em honra ao Padroeiro da cidade maravilhosa.

O purpurado, ao comentar sobre o Ano da Esperança, lembrou aos fiéis que ao iniciarmos esse evento, “nos perguntamos como podemos ser testemunhas da esperança nessa grande cidade que completa 450 anos de fundação. E como relação a isso, como iremos construir a paz desvelando, ou seja, fazendo aparecer a presença de Deus”.

“Esse é o desafio que está a nossa frente no mundo, que nem sempre preza a nossa Fé e nem sempre respeita a nossa vida, nossa crença. Mesmo assim sabemos que precisamos servir a humanidade anunciando, sendo sinal de Jesus Cristo”, disse.

Próximo de finalizar a Celebração Eucarística, Dom Orani, junto ao reitor e vice-reitor do Seminário de São José, Cônego Leandro Câmara e Padre Thiago de Carvalho, realizou o envio missionário dos seminaristas para os vicariatos que compõem a arquidiocese.

“Temos que viver sempre a missão. Precisamos conhecer para servir. O interesse nosso é o anúncio do Evangelho. Com alegria envio vocês nessa missão, sabendo que o espírito de Deus os precede. Encontrar com o Senhor presente na vida das pessoas. Encontrar com Cristo na vida das pessoas”, destacou o arcebispo.

Além disso, relembrou a mensagem do Papa Francisco em vista dos 450 anos do Rio de Janeiro, enviada no final do ano passado:

Missa na Catedral encerra festejos a São Sebastião2.jpg

“Deus vive no meio da cidade. Cristo habita no meio de nós. Deus vive no meio de nós. Portanto, vocês devem desvelar, trazer a luz, levar as pessoas a perceber essa presença de Deus na grande cidade. Depois cada um, conforme a providência de Deus conduzir, vai servir com generosidade, com alegria, dando a vida, servindo aos irmãos e irmãs, fazendo valer os ideais que o Senhor um dia colocou na vida de cada um.” (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários