Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja italiana prepara festejos pelos 500 anos do nascimento de São Felipe Neri
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Sexta-feira, 23-01-2015, Gaudium Press) O ano de 2015 é, sem dúvida, um ano de grandes acontecimentos para a Igreja entorno de modelos de santidade. Além dos festejos pelo 5º centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus, assim como as comemorações pelo bicentenário da natividade de São João Bosco; também se celebra este ano os 500 do nascimento de São Felipe Neri, co-padroeiro de Roma e fundador da Confederação do Oratório.

Igreja italiana prepara festejos pelos 500 anos do nascimento de São Felipe Neri.jpg
O Arcebispo de Sevilha, Dom Asenjo, abençoa o busto com
o relicário de São Felipe Neri / Foto: SIC.

“É um dever ligado com o ofício institucional que revisto, mas, sobretudo, é expressão gloriosa da alma, chamar sua atenção no Ano Jubilar do V Centenário de nascimento de Nosso Pai São Felipe Neri, que se abrirá no dia 25 de maio de 2015 e concluirá no dia 26 de maio de 2016: ocasião propícia para redescobrir em profundidade a insígne figura do ‘Apóstolo de Roma’, que São João Paulo II saudou, no Congresso geral do Ano Santo em 2000, como portador de uma grande herança para toda a Igreja”, chamou o Padre Mario Alberto Avilés, C.O., Procurador Geral da Congregação do Oratório de São Felipe Neri, em mensagem dirigida em novembro passado aos irmãos da Confederação e instituições de inspiração oratoriana.

Desta maneira, como continuou o Padre Avilés, “o Centenário verá sóbrias e dignas manifestações destinadas, sobretudo, para estimular aos nossos Oratórios e nossa vida, aos poucos abrumada pela espiral do ativismo que caracteriza nosso tempo”.

O epicentro das celebrações terão lugar em Roma e em Florença -cidade natal do santo-, mas também farão atos comemorativos nos países onde a Confederação dos Oratórios tem presença. Entre eles, em outubro do presente ano, ocorrerá na Cidade Eterna o Congresso Internacional de Estudo “Um Santo moderno: Sã Felipe Neri (1515-1595) no quinto centenário do nascimento”, e terá lugar a mostra “O desenvolvimento de uma imagem e o nascimento de uma iconografia: São Felipe Neri através da coleção de estampas do Arquivo da Congregação do Oratório de Roma”, entre as quais se exporá a célebre pintura de Guido Reni “São Felipe Neri e a Virgem com o Menino”.

Além destas iniciativas, fará solenes celebrações litúrgicas na capital italiana e em Florença, assim como concertos, a tradicional visita às sete igrejas romanas -costume animada pelo santo-, jornadas de espiritualidade para sacerdotes e leigos entorno da figura do santo e a peregrinação das relíquias de Felipe Neri nos países onde a Congregação do Oratório tem presença.Igreja italiana prepara festejos pelos 500 anos do nascimento de São Felipe Neri1.jpg

Precisamente no dia 19 de janeiro, o Arcebispo de Sevilha, Dom Juan José Asenjo, abençoou o busto que contêm o relicário com as relíquias do santo italiano. O Ato teve lugar na capela da Arquidiocese de Sevilha, e contou com a presença do Procurador Geral da Congregação do Oratório.

Durante a bênção do busto de quem também é conhecido como o “Santo da Alegria”, Dom Asenjo destacou a alegria, a vida de oração e a caridade, sendo estas as principais virtudes do santo italiano. “O mundo necessita evangelizadores alegres, a imagem deste santo”, acrescentou o prelado, que também expressou que espera que a visita do relicário inspire em muitos “a imitação de suas virtudes”.

Na ocasião, o Padre Avilés disse também que as relíquias “representam para a Confederação os laços de fraternidade entre todas as congregações e a Igreja particular onde estão estabelecidas”, como as 12 existentes na Espanha, país onde estão presentes desde o ano 1673. (GPE/EPC)

 
Comentários