Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


2016 será um grande ano para a Igreja na Polônia: JMJ e 1050 anos da chegada da Fé
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cracóvia – Polônia (Segunda-feira, 26-01-2015, Gaudium Press) Uma reunião de grande importância para as numerosas atividades pastorais que se desenvolverão na Polônia em 2016 foi realizada pela Comissão Pastoral da Conferência Episcopal da Polônia (KEP). Nela se concretizaram os detalhes de um ano marcado por duas grandes celebrações: a Jornada Mundial da Juventude e a celebração dos 1050 anos do Batismo da Polônia. O programa de atividades busca destacar a identidade cristã dos fiéis sob o lema “Por Cristo, com Cristo, em Cristo mediante a certeza da Fé e o Batismo”.

2016 será um grande ano para a Igreja na Polônia 1.jpg
O batismo da Polônia, mural na parede lateral do monumento na
Catedral de Gniezno. Foto Piastowska Korona

A consciência da conversão da nação polonesa a Cristo desde o ano 966 inspira as atividades, expostas por Dom Stanislaw Gadecki, Bispo de Poznan e Presidente da KEP, após a reunião. A partir do início do ano litúrgico no tempo do Advento (29 de novembro de 2015) se levará a cabo a primeira parte do programa chamado “Nova Vida em Cristo”. “Estaremos nesse momento tratando o tema da graça do Batismo para vivê-la na vida cotidiana”, expôs o prelado, segundo informou o informativo polonês KAI.

Os eventos centrais dos 1050 anos do Batismo da Polônia ocorrerão em abril, nos dias 14 e 16, e terão como sedes principais as cidades de Gniezno e Poznan. Para esta ocasião se prepara a celebração de uma multitudinária Eucaristia a qual se unirão representantes das autoridades civis. “A celebração deste aniversário histórico deve ser principalmente uma oportunidade de renovação e um aprofundamento da consciência batismal de todos os fiéis na Polônia”, indicou Dom Gadecki. A comemoração será acompanhada de catequese a todos os níveis, assim como de programas educativos para alunos e mestres em todo o país, conferências e eventos de divulgação sobre a história inicial da Igreja no território.

Levar o batismo à vida diária

O tema do Batismo da Polônia foi abordado também pelo sacerdote e professor Padre Stanislaw Harezga, que explicou a importância de que a data contribua para uma maior consciência nos católicos de sua dignidade de batizados: “A consciência da importância do batismo é às vezes superficial”, indicou, afirmando que o descuido da Fé chega ao ponto de que “deixa de ser uma fonte de vida nova”. O sacerdote indicou que o crente deve recordar que nasceu de novo em Cristo, já que a água batismal expressa “a imersão na morte e sepultura de Cristo”, e o sair da água “a imagem de Cristo que ressuscitou dentre os mortos, para que com Ele se levante da morte do pecado e leve uma nova vida com poder de Sua ressurreição”.

Este processo foi descrito por Dom Zbigniew Kiernikowski, Bispo de Legnica, como uma forma de “catecumenato post-batismal” no qual os fiéis se encontram mais conscientes da profundidade da Fé e levem sua prática a todas as dimensões de sua vida. Isto requer, como o indicou por sua vez o Arcebispo de Warszawa-Praga, Dom Henryk Hoser, superar os desafios de um ambiente cultural contrário e inclusive hostil à mensagem cristã. “Nós pregamos as boas notícias, mas se percebe como algo velho e desacreditado”, expressou, o que requer um anúncio do Kerigma por parte da Igreja acompanhado de um forte apoio da oração dos fiéis.

Jovens com um novo coração

Além desta celebração nacional, a Polônia será sede em 2016 da Jornada Mundial da Juventude. Para a Igreja na Polônia, este evento é a oportunidade para promover a pastoral juvenil em todo o país e os eventos preparativos se 2016 será um grande ano para a Igreja na Polônia 2.jpgrealizarão entorno da frase “Bem-aventurados os puros de coração”, do Evangelho de São Mateus. O chamativo programa, que compara as ações com procedimentos do mundo da informática promoverá dois sacramentos: a Confissão e a Eucaristia. A cada mês inclusive um tema de reflexão, entre os que se destaca o de março: “Confissão, antivírus para a alma”, clara alusão ao “mantimento” necessário para a vida espiritual, assim como o de abril, que relaciona o conceito da expiação cristã através das obras de caridade com as ações de “descarregar” e “compartilhar”, frequentes para os usuários de redes sociais.

O processo de preparação para os jovens contará com ajudas pastorais que incluem um aplicativo para dispositivos móveis. O título do programa será Coração 2.0, que convida a criar uma nova versão e comentários ao Evangelho buscam oferecer apoio às atividades de participação direta como conferências, reuniões de grupos de jovens e jornadas de Adoração Eucarística com disponibilidade de acudir ao sacramento da Confissão. (GPE/EPC)

 
Comentários