Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


I Congresso de Evangelização, Catequese e Comunicação é promovido no México
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Segunda-feira, 26-01-2015, Gaudium Press) Com o objetivo de refletir sobre “A catequese na atual cultura da comunicação”, de 19 a 21 de fevereiro se realizará na Cidade do México o I Congresso de Evangelização, Catequese e Comunicação, que organiza a Sociedade de São Paulo em colaboração com a Universidade Pontifícia do México (UPM), o Instituto de Comunicação e Filosofia (COMFIL) e o Instituto de Filhas de São Paulo, entre outros; e ocorrerá nas instalações da UPM.

I Congresso de Evangelização, Catequese e Comunicação é promovido no México.jpg

Será “um espaço de reflexão, divisão e aprendizagem sobre três campos intimamente unidos nas tarefas e desafios dos discípulos de Jesus Cristo”, assegurou o Padre Rafael González Beltrán, SSP, diretor do Congresso, em uma mensagem no qual deu a conhecer a reunião acadêmica.

Referindo-se a fundamentação da temática, o sacerdote disse também que a comunicação do Evangelho “continua no tempo com novo ardor e novos métodos”, mantendo seu conteúdo. “Somos conscientes de que a evidente importância do conteúdo não deve fazer esquecer a importância dos métodos e meios para a evangelização: o testemunho, a pregação, a celebração dos mistérios, a catequese, o uso dos meios de comunicação e o contato pessoal são tarefas que requerem uma contínua atualização”, acrescentou.

O Padre González recorda também que “todas as tarefas da Igreja, de maneira particular a catequese, podem enriquecer-se e renovar-se aprendendo a dialogar com a cultura da comunicação. Além disso, o cristão, sacerdote ou leigo participa das três ações que manifestam a vocação de comunicador: a pregação, o culto e a pastoral”.

Desta maneira, o Congresso se propõem a compartilhar conhecimentos, assim como informações, com a finalidade de construir espaços de aprendizagem através de cursos e laboratórios que ajudem na aprendizagem para comunicar a Fé. Além disso, se pretende dar a conhecer testemunhos e experiências de pessoas e instituições que estejam comprometidas na Evangelização, a Catequese e a comunicação.

A conferência inaugural, que ocorrerá às 10h10 da manhã do dia 19 de fevereiro, estará a cargo de Dom Eugenio Andrés Lira Rugarcía, Secretário Geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), que aprofundará no tema “A transmissão da Fé à luz da nova evangelização”.

Este primeiro dia também se desenvolverão vários painéis, abordando temáticas como “O trabalho catequético da Dimensão Episcopal de Catequese da CEM”, “A experiência da Arquidiocese do México no trabalho catequético”, “A catequese: momento privilegiado para a transmissão da Fé hoje”, entre outros. E concluirá com vários cursos-laboratórios para comunicar a Fé: “Fotografia para comunicar a Palavra de Deus”, “A produção radiofônica para comunicar a Fé”, “O uso do vídeo na comunicação do Evangelho”, e “O livro criativo”.

Por sua vez, no dia 20 de fevereiro ocorrerão as conferências: “Os desafios da catequese na atual cultura da comunicação”, “Uma aproximação histórica ao trabalho catequético da Igreja”, e “A Liturgia como lugar privilegiado da catequese”. No sábado, 21, se falará sobre “Uma proposta pedagógica para a catequese no México”, além de outros cursos e painéis.

O evento, que é dirigido a todas as pessoas que estejam envolvidas nas áreas de comunicação, catequese e evangelização -especialmente aquelas que queiram compartilhar seus conhecimentos nestes três campos-, será encerrado com uma Celebração Eucarística que ocorrerá às 13h. (GPE/EPC)

 
Comentários