Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Converter-se significa mudar a mente o coração”, diz o Bispo de Cachoeira do Sul
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cachoeira do Sul – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 26/01/2015, Gaudium Press) Em seu mais recente artigo, Dom Remídio José Bohn, Bispo da Diocese gaúcha de Cachoeira do Sul, afirma que o livro de Jonas retrata Nínive como uma cidade cruel, merecedora da destruição. Ele explica que Deus manda Jonas para profetizar contra a cidade, e os ninivitas se arrependem, e, então, Deus poupa a cidade. Quando Jonas protesta contra isso, Deus afirma que ele está demonstrando piedade pela população que ignora a diferença entre o certo e o errado.

Para o Prelado, Nínive continua hoje onde a vida humana vale menos que uma árvore ou um animal; onde se põe na cadeia quem corta uma árvore, ou prende um pássaro, e se deixa em liberdade o ladrão e assassino confesso; onde, no mundo da droga, se deixa de cortar o mal pela raiz para deixá-la alastrar-se para uma progressão geométrica de violências e mortes; onde se inverte a hierarquia de valores e a pessoa humana se reduz a produto de consumo; onde se perde o verdadeiro sentido da vida. “Não estaríamos nos aproximando dessa cidade?”, pergunta.

Ainda conforme o Bispo, a mensagem ameaçadora de Jonas, dirigida à cidade de Nínive, logrou êxito e produziu penitência à base do medo. Ele salienta que os ninivitas se converteram e acolheram o apelo de conversão, provando a misericórdia de Deus (Jn 3, 1-10). Dom Remídio lembra que Deus não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva.

“A mensagem de Cristo solicita conversão e fé na boa-nova, pois anuncia a chegada do Reino e pede conversão e fé. Ele nos diz: ‘eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância’. Jesus anuncia que o Reino de Deus está próximo e que precisamos converter-nos e crer no Evangelho. Converter-se não significa mudar de religião, mas significa mudar a mente o coração, reformular os valores da vida, para que Deus ocupe nela sempre o primeiro lugar”, ressalta.

Por fim, o Prelado enfatiza que crer no Evangelho não significa apenas conhecer o que está escrito no livro, mas escutar e conformar nossa vida ao Seu ensinamento. De acordo com ele, Jesus continua precisando de operários para continuar sua obra convertendo o mundo todo, inclusive o mundo pagão como o da cidade de Nínive.

“A aceitação da pregação de Jesus faz o ser humano participar do Reino que ele traz presente. Esta real aceitação há de transformar a Nínive que ainda experimentamos. Venha a nós o Vosso Reino”, conclui Dom Remídio. (FB)

 
Comentários