Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Peregrinos estrangeiros ultrapassam aos nacionais no Caminho de Santiago
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago de Compostela – Espanha (Segunda-feira, 26-01-2015, Gaudium Press) O Caminho de Santiago alcançou um novo recorde: durante o ano de 2014 peregrinaram ao túmulo do Apóstolo Maior por volta de 237.810 pessoas, a maioria delas estrangeiras. De acordo com várias cifras dadas a conhecer recentemente pelo diário espanhol ABC.es, os peregrinos de mais de 150 países estão abrindo uma nova época no concorrido Caminho de Santiago.

Peregrinos estrangeiros ultrapassam aos nacionais no Caminho de Santiago 1.jpg
Durante o ano de 2014 peregrinaram ao túmulo do Apóstolo Maior por
volta de 237.810 pessoas, a maioria delas estrangeiras.
/ Foto: David Rodríguez Martín.

Segundo o meio de comunicação, há um fato que chama a atenção, e confirma esta afirmação: O número de caminhantes que realizaram a famosa peregrinação em um só mês do ano passado, equivale a de todo 1995, já que naquele tempo completavam a rota por volta de 19.821 pessoas. Umas cifras que nos últimos anos vem em aumento, tanto assim que a cada ano se excedem, inclusive, o número de peregrinos que fizeram o Caminho nos anos jacobinos de 1993, 1999 e 2004. Dígitos que são atribuídos aos estrangeiros, que cada vez mais se interessam por esta rota europeia inclusive mais que os próprios espanhóis.

Precisamente estas cifras motivaram a realização de um novo plano para a rota com vistas ao Ano Santo que se celebrará em 2021, e com o qual se busca guardar a essência milenar e cristã que o Caminho possui, mas também seu grande atrativo cultural e turístico. Uma iniciativa que, como informou o meio espanhol, já conta com vários avanços.

Um deles tem a ver com a incorporação das novas tecnologias da informação com as quais se busca oferecer um maior apoio aos peregrinos. Está previsto que se habilitem conexões wifi para o acesso à internet em todos os albergues públicos e a partir de 2016 obter on-line a Compostela, que é o diploma que acredita o ter concluído os últimos 100 quilômetros do caminho a pé. Um elemento que ajudará também aos caminhantes a obter informação detalhada sobre as condições meteorológicas e acessar a mapas com maiores detalhes sobre as etapas do Caminho.

Peregrinos estrangeiros ultrapassam aos nacionais no Caminho de Santiago 2.jpg
Catedral de Santiago de Compostela
/ Foto: Gaudium Press.

Além disso, se anunciou a abertura de um grande centro de acolhida para peregrinos que a Fundação Catedral abrirá na zona velha de Santiago de Compostela e para o qual o Governo autônomo destinou 1,5 milhões de euros, com os quais se reabilitará um antigo asilo. Neste centro funcionarão, entre outras coisas, a Oficina do Peregrino, uma capela, um salão de atos, áreas de informação turística, um centro de documentação jacobina e uma biblioteca.

A peregrinação ao Caminho de Santiago de Compostela remonta a primeira metade do século XI, após o descobrimento do sepulcro do Apóstolo Santiago. Uma das rotas mais conhecidas é o Caminho Francês, que foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1993 pela Unesco, assim como o Itinerário Cultural Europeu pelo Conselho da Europa. Entre os múltiplos títulos com os quais conta o Caminho, também é conhecido como a “Avenida da Europa”.

Além do Caminho Francês, existem outras rotas para peregrinar à Santiago que são os Caminhos do Norte, o Primitivo, o inglês, o português e a Via da Praça, última que se realiza a partir de Sevilha. (GPE/EPC)

 
Comentários