Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese mexicana instala capelas em estações de Trem suburbano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cuautitlán – México (Segunda-feira, 26-01-2015, Gaudium Press) Um novo espaço de encontro com Deus foi criado no México para os usuários do serviço de trens: uma série de capelas instaladas nas praças comerciais do acesso ao Trem suburbano na Diocese de Cuautitlán. Nestes lugares, além de poder rezar em meio do cotidiano, os fiéis podem encontrar sacerdotes disponíveis e receber os sacramentos.

Diocese mexicana instala capelas em estações de Trem suburbano 1.jpg
As capelas estão localizadas nos espaços comerciais que conduzem
ao trem suburbano. Foto: SIAME.

Dom Guillermo Ortiz Mondragón, Bispo de Cuautitlán, explicou ao informativo “Desde la Fe”, da Arquidiocese do México, a exitosa acolhida desta iniciativa, que conta com o serviço dos sacerdotes das paróquias, que se revezam para que os fiéis possam contar com seu ministério pastoral. “Eu lhes pedi que o tomassem como um dia de descanso, para ler e fazer meditação”, relatou Dom Mondragón. “Mas aos ver eles que acudiam muitas pessoas à Missa, e que outras tantas se aproximavam para confessar-se ou simplesmente para praticar, se deram conta de que valia a pena estar aí”.

Até o momento foram abertas três capelas dedicadas a São Francisco, Santo Antônio de Pádua e São João Diego Cuauhtlatoatzin, graças ao oferecimento dos espaços à Diocese por parte de um particular e ao objetivo do Plano de Pastoral da Diocese de sair ao encontro dos fiéis para motivar sua relação pessoal com Deus em seus entornos habituais. Estes lugares de culto permitiram a muitas pessoas distantes da Igreja voltar a praticar sua fé e tem sido oportunidade de compartilhar o Evangelho com pessoas não crentes que se aproximam inclusive para discutir pela presença das capelas nestes lugares.

Os sacerdotes, pertencentes aos três vicariatos da Diocese, levam a cabo uma pastoral pessoa a pessoa pelo caráter itinerante de sua paróquia e ao estar disponíveis para os fiéis estes se aproximam para conversar sobre a Fé, pedir o sacramento da Confissão ou resolver dúvidas sobre os procedimentos eclesiásticos para receber outros sacramentos. “Conforme as pessoas vão conhecendo a disposição que há por parte da Igreja e sobretudo encontrando aí a Cristo, vão se aproximando em um número muito maior”, indicou o Bispo.

Diocese mexicana instala capelas em estações de Trem suburbano 2.jpg
As capelas permitem aos usuários recolher-se em oração e receber os
sacramentos em meio de sua vida cotidiana. Foto: SIAME.

A iniciativa não só conta com o espaço sagrado para a oração e os sacramentos, mas também inclui um estabelecimento que propicia uma aproximação distinta. “Anexo às capelas há uma cafeteria, que serve como espaço de encontro, onde se oferece um café muito bom e aperitivos feitos pelas religiosas contemplativas”, descreveu Dom Ortiz Mondragón. “Também estamos colocando pouco a pouco uma livraria para venda e leitura de material”.

Desta maneira, tomar o trem na Diocese de Cuautitlán poderia significar a oportunidade de fazer uma mudança radical de caminho para ir ao encontro de Jesus Cristo. (GPE/EPC)

 
Comentários