Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Milhares de fiéis participam de cerimônia de troca de vestes do Menino Jesus em Cebú
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cebú – Filipinas (Terça-feira, 27-01-2015, Gaudium Press) Milhares de devotos do Santo Menino em Cebú, Filipinas, participaram de uma tradicional Eucaristia que se celebra a cada ano depois das festas em honra do Menino Jesus que atraem milhões de devotos. Em uma celebração mais íntima -ainda que é também multitudinária- o Reitor da Basílica despe a venerada imagem para vesti-la com um novo traje, ricamente adornado e digno de sua realeza. A cerimônia recebe o nome de Missa “Hubo” e foi destacada pelo serviço informativo da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas.

Milhares de fiéis participam de cerimônia de troca de vestes do Menino Jesus em Cebú.jpg

“A Missa Hubo é a tradição anual de trocar as vestes da imagem do Santo Menino, o qual sucede depois da festa do Santo Menino na Arquidiocese de Cebú e que este ano se realizou em 24 de janeiro”, indicou a CBCP News. Na celebração deste ano, o Reitor, Padre Jonas Mejares, explicou que o evento é uma catequese sobre o batismo e que cada peça de seu vestuário tem um significado relacionado com o sofrimento de Cristo e sua eventual morte na Cruz.

A Eucaristia é celebrada de modo normal, mas após a homilia se leva a cabo o rito no qual se retira a coroa do Santo Menino, seguida de sua orbe, seu cetro, o bracelete, as faixas, a capa, a túnica, roupagens interiores e as botas. Uma vez “despida” a imagem, esta se submerge em água perfumada para logo vesti-la novamente com o novo traje enquanto se recitam orações. A água empregada para o “banho” do Santo Menino é obsequiada aos fiéis, que tem obtido curas através do seu uso.

“Este ritual de vestir ao Menino marca o final da temporada de Sinulog (as festas patronais em honra ao Santo Menino) e um sinal de preparação para o tempo do Advento que se aproxima”, relatou CBCP News. A Missa ocorreu no Centro de Peregrinos da Basílica do Santo Menino e se transmitiu ao vivo através da rádio DYRF-Cebu, a qual será a emissora radiofônica oficial para o Congresso Eucarístico Internacional em 2016. (GPE/EPC)

 
Comentários