Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Nos EUA os não crentes também elegem as escolas católicas por seus valores
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Arlington – Estados Unidos (Terça-feira, 27-01-2015, Gaudium Press) A família Carr, que escolheu um colégio católico para seus filhos, o Bishop O’Connell High School de Arlington, Virginia, nos Estados Unidos, não professa esta Fé. No entanto, as condições que tinham em mente na hora de buscar uma instituição educativa os levaram a contemplar a possibilidade da educação católica. “Muitas escolas se focam no cérebro, nós queríamos uma que se focasse também no coração”, comentou Felicia Carr a Catholic News Service. Como eles, uma quinta parte dos estudantes do preparatório em escolas católicas no país pertencem a famílias não católicas que confiaram à Igreja a educação de seus filhos.

Nos EUA os não crentes também elegem as escolas católicas por seus valores.jpg
A educação em um ambiente de vivência da Fé católica oferece valores que
são desejados pelos pais de família, inclusive não pertencentes
à Igreja. Foto: Arquidiócesis de Boston.

O fato chamativo que destaca a agência informativa criada pelos Bispos norte-americanos é que os motivos que assinalam os pais de famílias não se limitam a alta qualidade acadêmica, uma característica que identifica às escolas católicas ao redor do mundo e que é uma forma efetiva de apostolado em países onde a Igreja é uma clara minoria. Em seu lugar, “eles estão buscando algo mais, uma escola que possui seus valores morais e suas crenças”, descreveu a diretora da Paul VI Catholic High School em Fairfax. “Eles querem que seus filhos estejam expostos aos valores não só no lar”.

Educação arraigada em Cristo

Krista Price, outra das mães que elegeu uma escola católica apesar de não pertencer à Igreja, a Bishop Ireton High School em Alexandria, comentou que desejava que seus filhos “recebam uma educação sólida e evitar as armadilhas da educação pública”, pelo qual educou ela mesma a seus filhos até o oitavo ano para logo buscar uma instituição que merecesse sua confiança. O aspecto mais importante era que “queríamos uma escola centrada em Cristo”, assinalou.

Para o diretor da escola Bishop O’Connell, Joseph Vorbach, o saber que o programa educativo está inspirado em um sistema de valores é um grande atrativo para os pais de família. “Está vinculado a nossa missão o que a educação esteja arraigada na vida de Cristo e enfocada na pessoa”, declarou ao periódico Arlington Catholic Herald. “Inclusive se não são cristãos, isto é muito atraente”. Price reconhece que os conteúdos católicos de Fé expostos às crianças motivaram a um estudo pessoal e familiar mais profundo de suas próprias crenças. “O elemento da Fé Católica foi uma influência positiva para toda nossa família”, expressou.

Além dos conteúdos acadêmicos e catequéticos, os jovens estudantes encontram nas escolas católicas modelos de vida e uma comodidade que trata de viver uma vida cristã. Casos de jovens que descobrem sua vocação ao sacerdócio e a vida religiosa inspiram aos demais a um compromisso mais profundo em sua vida espiritual. O objetivo das escolas não é impor a Fé Católica aos seus alunos, mas garantir um ambiente coerente com a identidade católica, no qual se evangelize também através do exemplo. Alguns dos estudantes efetivamente se convertem ao catolicismo e outros tentam viver de uma maneira mais coerente sua espiritualidade.

“Nossa premissa fundamental é que todos são bem-vindos”, comentou a Irmã Karl Ann Homberg, religiosa da Congregação de Irmãs de São José, que serve como superintendente assistente de Arlington Catholic Schools. “Quando os estudantes estão expostos a bons modelos, a facultativos e estudantes que estão vivendo sua Fé ativamente, sua própria Fé e crenças podem ser revitalizadas”, concluiu. (GPE/EPC)

 
Comentários