Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Milhares de católicos assistem a funeral do Bispo de Mzuzu, Malaui
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Mzuzu – Malaui (Terça-feira, 27-01-2015, Gaudium Press) A inesperada morte de Dom Joseph Mukasa Zuza, Bispo de Mzuzu e Presidente da Conferência Episcopal de Malaui, em um acidente de trânsito motivou uma grande manifestação de Fé e condolência por parte de milhares de crentes que participaram do funeral do prelado no último dia 19. Apesar da chuva, os fiéis se reuniram na Catedral de São Pedro, onde todos os Bispos do país e prelados de outras nações africanas celebraram a Missa e onde levaram o corpo do Bispo até o lugar de sua sepultura.

Milhares de católicos assistem a funeral do Bispo de Mzuzu, Malaui.jpg
Sacerdote carregam o féretro de Dom Joseph Mukasa Zuza, Bispo
de Mzuzu, Malaui, durante seu funeral. Foto: AMECEA.

O enviado do Papa para Malawi and Zambia, Arcebispo Julio Murat, fez a leitura das mensagens de condolência do Papa Francisco e do Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, além de uma mensagem da Congregação para a Evangelização dos Povos, que se uniu ao sentimento de tristeza da Igreja em Malaui. “Estamos consternados com a morte do Bispo Zuza”, expressou o Arcebispo de Blantyre, Dom Thomas Msusa, que é também Vice-presidente da Conferência Episcopal de Malaui. “O país perdeu um líder valente e profético”. Dom Msusa destacou a proximidade do Bispo com a povoação e seu serviço caracterizado pela humildade.

A Associação de Membros das Conferências Episcopais na África do Leste (AMECEA) expressou seu pesar pelo trágico acontecimento através do Cardeal designado Dom Berhaneyesus Souraphiel, que destacou o serviço pastoral do prelado. “Conheci pessoalmente o Bispo Zuza”, relatou. “Ele amou sua Igreja, amou seu país e sobretudo amou sua Diocese”. A AMECEA, ao mesmo tempo que lamentou a prematura morte do prelado agradeceu a Deus pelo “dom do Bispo Zuza à Igreja e o serviço desinteressado que prestou ao povo de Deus”.

As exéquias contaram também com a presença das autoridades civis do país, incluindo ao Vice-presidente da nação, Saulos Chilima. Dom Zuza faleceu no dia 15 de janeiro por causa de um acidente de trânsito ocorrido enquanto conduzia em um lugar chamado Nthungwa. (GPE/EPC)

 
Comentários