Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Quinto ano preparatório ao centenário das aparições de Fátima reflete sobre a santidade
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 28-01-2015, Gaudium Press) Em 2017 o Santuário de Fátima celebrará o Centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastores -Jacinta, Francisco e Lúcia-; e para viver este acontecimento desde Quinto ano preparatório ao centenário das aparições de Fátima reflete sobre a santidade 2.jpgo ano de 2010 se iniciou no lugar mariano um septenário preparatório -ciclo temático de sete anos-, com o qual se busca identificar e aprofundar nas ideias fundamentais da mensagem da Mãe de Deus em Fátima.

Desde novembro de 2014 até novembro deste ano, ocorrerá o 5º ciclo de itinerário que terá como eixo central o tema “Santificados em Cristo”, tomando como ponto de partida a aparição da Virgem de Fátima ocorrida em agosto de 1917, quando Nossa Senhora faz um especial chamado à oração e aos sacrifícios. Como o explica o Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, ao introduzir o quinto ano do septenário: “Na aparição de agosto, identificamos a exortação final de Nossa Senhora com as palavras mais importantes: ‘Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não ter quem se sacrifique e peça por elas’. Nesta exortação se percebe o que é seu conteúdo teológico mais relevante: a comunhão dos santos”.

O sacerdote explica também que quando a Igreja faz referência à “Comunhão dos Santos”, quer dizer “a união ou comunhão de todos os que creem em Cristo, ‘de maneira que o que cada um faz ou sofre por Cristo e em Cristo se reverte em proveito de todos”, tendo em conta o que diz o Catecismo da Igreja Católica.

Desta maneira, o Padre Cabecinhas diz que este ano pastoral rumo ao centenário das aparições busca “destacar a Igreja como comunhão dos Santos enquanto elemento catequético: a santidade, enquanto vida de comunhão com Deus e em conformidade com Sua vontade, é a vocação de todo o cristão”.

Um tema que -como escreve o Reitor do Santuário de Fátima- está unida com uma atitude crente, que é a oração: “A atitude crente, ligada a este tema, é a oração: ‘A oração, que se abre à experiência do amor de Deus, insere também na comunhão dosQuinto ano preparatório ao centenário das aparições de Fátima reflete sobre a santidade.jpg Santos’ (…) Também a atitude crente encontra seu ponto de partida nas palavras de Nossa Senhora nesta aparição: ‘rezai, rezai muito’. Este chamado recorda à do Anjo, em sua segunda aparição no ano anterior: ‘Que fazeis? Orai! Orai muito!’. O chamado insistente à oração constitui um dos traços mais característicos da mensagem de Fátima: é a primeira petição de Nossa Senhora aos pastores e a petição mais repetida, nas várias aparições. A oração faz parte da mensagem de Fátima como o convite a uma forte experiência de Deus”.

Várias são as atividades que ajudarão a aprofundar nesta temática durante este ano pastoral, como são os ciclos de conferências que iniciaram no último dia 14 de dezembro com a palestra “‘A Mãe de Jesus estava com eles’. A presença de Maria na Igreja”, a cargo de Isabel Varanda, da Universidade Católica Portuguesa; e continuaram no dia 11 de janeiro com a conferência “A quem iremos? A peregrinação e a experiência de Fé”, que ofereceu o Reitor do Santuário de Fátima. Este ciclo de palestras seguirá no próximo dia 08 de fevereiro com o tema “Vamos para o Céu. A santidade e a comunhão dos Santos”.

De outra parte, o próximo dia 20 de fevereiro -na festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto- o Santuário realizará em Lisboa um concerto em homenagem aos três videntes que levará por título “Os Três Pastores de Fátima”, iniciativa que se integrou ao Centenário das Aparições, além de outras atividades. (GPE/EPC)

 
Comentários