Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Descoberto novos manuscritos sobre a vida de São Francisco de Assis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 28-01-2015, Gaudium Press) Recentemente, foram descobertos novos manuscritos sobre a vida de São Francisco de Assis, datados dos anos 1232 a 1239, pelo especialista em Idade Média, Jacques Duran, que segundo ele, trata-se de um pequeno “código franciscano no sentido literal da palavra, humilde e pobre, sem decorações ou desenhos”.

A biografia contida nesse manuscrito até então não constava nos catálogos de nenhuma biblioteca, pois fazia parte de uma coleção privada.

Na época em que estava para ser leiloada, a obra foi adquirida pelo Departamento de Manuscritos da Biblioteca Nacional da França.

“Eu estava procurando este texto havia sete anos”, contou Jacques Duran ao periódico romano. “Durante meus estudos, encontrei fragmentos e traços dispersos”.

Encontrar este texto, para o pesquisador, “foi uma confirmação muito, muito preciosa, e obviamente, uma grande alegria”, sendo “uma apaixonante e cheia de surpresas ‘história paleográfica de detetive'”.

Os dados, prosseguiu, não são somente fragmentos ou citações indiretas tiradas de obras coetâneas, “mas a segunda mais antiga história da vida do santo”.

O manuscrito do santo de Assis, Tommaso apresenta detalhes muito concretos e realistas, como o fato que “Francisco reparava os buracos na sua túnica usando fibras tiradas da casca das árvores e das ervas que encontrava nos campos, justamente como fazia quem não tinha absolutamente nada, nem mesmo instrumentos de costura”. (LMI)

 
Comentários