Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Itália promove grandes celebrações pela solenidade de São João Bosco no ano de seu Bicentenário
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quinta-feira, 29-01-2015, Gaudium Press) O próximo dia 31 de janeiro é a festividade de São João Bosco e na Itália se preparam grandes celebrações que recordam também os eventos por ocasião do Bicentenário de nascimento do Santo fundador da Família Salesiana; comemoração que se viverá de maneira especial na Itália, onde se preparam importantes festejos.

Itália promove Grandes celebrações pela solenidade de São João Bosco no ano de seu Bicentenário 1.jpg
São João Bosco nasceu em I Becchi
no dia 16 de agosto de 1815 e
faleceu em Turim no dia 31 de
janeiro de 1888 / Foto:
Instituto de María Auxiliadora.

Um dos eventos centrais ocorrerá na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, onde às 18h45 da sexta-feira, 30, se rezará as Primeiras Vésperas em honra ao “Santo dos jovens”. Já para o sábado, 31, a Basílica acolherá várias celebrações Eucarísticas que serão iniciadas a partir das 07h da manhã. Às 11h ocorrerá a solene concelebração que presidirá o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia; às 15h a bênção das crianças, às 16h as Vésperas Solenes; e às 18h30 a solene concelebração Eucarística para os jovens do Movimento Juvenil Salesiano que presidirá Dom Ángel Fernández Artime, Reitor Maior dos Salesianos.

A grande solenidade em honra a São João Bosco será encerrada na Basílica de Nosssa Senhora Auxiliadora às 21h com a Santa Missa para a Família Salesiana e as promessas dos salesianos cooperadores que será presidida por Dom Enrico Stasi, Inspetor Salesiano Piamonte Valle d’Aosta e Lituânia. As solenes Eucaristias das 11h e das 18h30 poderão ser assistidas ao vivo através do site www.missionidonbosco.tv.

Por sua vez, na Basílica de São João Bosco, em “Colle Don Bosco”, haverá às 11h do próximo dia 31 uma solene celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Severino Polleto, seguida de outras duas Santas Missas às 16h e às 17h15. As homenagens a Dom Bosco continuarão no dia 1º de fevereiro com a Missa presidida pelo Reitor Mor dos Salesianos às 11h na Basílica do Santo.

Em Roma serão dois os eventos que reunirão a Família Salesiana no próximo sábado, 31. O primeiro deles ocorrerá às 16h30 no Cineteatro Dom Bosco com um encontro que contará com a presença de Dom Domenico Sigalini, Bispo de Palestrina. Depois às 18h, será a Santa Missa presidida pelo Cardeal Agostino Vallini, Vigário da Diocese de Roma, no templo dedicado ao Santo Salesiano. Também estarão presentes Dom Savio Hon Tai-Fa, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, e vários cardeais titulares da Basílica confiada à Congregação Salesiana.

Itália promove Grandes celebrações pela solenidade de São João Bosco no ano de seu Bicentenário 2.jpg
Basílica Maria Auxiliadora, Turim.

Indulgência Plenária

Os fiéis ao redor do mundo que se somem às celebrações de São João Bosco por ocasião de sua festa litúrgica poderão também obter no próximo dia 31 a Indulgência Plenária. Por ocasião do Bicentenário do nascimento do Santo Salesiano, a Penitenciaria Apostólica, por mandato do Santo Padre Francisco, concedeu a Indulgência Plenária anexa à comemoração, que “podem lucrar os membros da Família Salesiana e todos os fiéis cristãos com ânimo penitente e movidos pela caridade, que podem também aplicá-la como sufrágio às almas dos fiéis defuntos que se encontrem no Purgatório”, sempre e quando participem de maneira piedosa em alguma celebração sagrada em honra a Dom Bosco ou, pelo menos, diante de uma relíquia ou imagem sagrada do santo, dedicando tempo para a oração.

A Indulgência pode ser ganha durante todo o ano do Jubileu salesiano no templo em honra a São João Bosco em “Colle Don Bosco”, perto de Castelnuovo, e na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim. E em qualquer parte do mundo em 31 de janeiro e 16 de agosto -datas solenes em honra a Dom Bosco-, com as condições já mencionadas, além da confissão sacramental, a comunhão Eucarística e a oração segundo a intenção do Sumo Pontífice. (GPE/EPC)

 
Comentários