Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Religiosas do México celebram Jornada Arquidiocesana da Vida Consagrada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Sexta-feira, 30-01-2015, Gaudium Press) Como uma oportunidade para meditar sobre a missão, o ser e os desafios da Vida Consagrada, religiosas da Cidade do México se reunirão no próximo sábado, 31 de janeiro, para celebrar a Jornada Arquidiocesana da Vida Consagrada. O evento, que acontece no Ano da Vida Consagrada convocado pelo Santo Padre Francisco e iniciado em novembro de 2014, faz parte das diversas iniciativas que ocorrerão durante o ano de 2015 por ocasião deste tempo de graça.

Religiosas do México celebram Jornada Arquidiocesana da Vida Consagrada 1.jpg
A Arquidiocese do México tem uma significativa presença de Vida
Consagrada, como se notou na última peregrinação da
jurisdição à Basílica de Guadalupe. / Fotos: SIAME.

De acordo com Frae David Alfonso de Jesús Díaz, Vigário da Vida Religiosa da Arquidiocese do México a jornada ocorrerá no Instituto Assunção, na Delegação Álvaro Obregón, a partir das 08h da manhã; e se espera a participação de vários representantes das congregações religiosas que tem presença na jurisdição eclesial mexicana, que refletirão sobre “a missão, o ser, os desafios, a atualidade, a profecia, entre outros temas”, como se sublinhava em nota de imprensa do Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

Precisamente no dia 30 de novembro de 2014 a Igreja do México inaugurou o Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa em uma solene celebração que ocorreu sob os pés da Mãe de Deus na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Eucaristia que foi presidida por Dom Christophe Pierre, Núncio Apostólico no México.

Naquela ocasião, o representante do Papa no país latino-americano chamou aos membros da Vida Consagrada “a dar testemunho de fidelidade, radicalidade e fraternidade”, assim como “a levar o nome de Jesus no seio da Igreja a todos os homens e mulheres de nosso tempo”.

Para comemorar este tempo de graça entorno do testemunho de vida dos religiosos e das religiosas, a Arquidiocese do México, em união com a Dimensão de Vida Consagrada da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) e os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que a partir do Vaticano anima este Ano da Vida Consagrada, tem programada uma série de iniciativas com as comunidades da capital mexicana e do resto do país.

Entre elas, está prevista a realização de seis congressos entorno da Vida Consagrada, um dos quais se celebrará na Arquidiocese do México de 30 de julho a 02 de agosto com o tema da Vida Contemplativa, que será presidida por Dom José Rodríguez Carballo, Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Além disso, no dia 12 de dezembro de 2014, durante as celebrações em homenagem à Virgem de Guadalupe, o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, convocou especialmente a todas as congregações da capital para render uma homenagem à Guadalupana e encomendar a ela a Vida Consagrada; e no último dia 10 de janeiro, as religiosas e os religiosos se uniram de maneira especial à peregrinação anual da Arquidiocese ao Santuário da “Morenita del Tepeyac”.

Religiosas do México celebram Jornada Arquidiocesana da Vida Consagrada 2.jpg

Também se anunciou que haverá uma nutrida participação de múltiplos integrantes da Vida Consagrada no Congresso Eucarístico da Arquidiocese do México que se celebrará em 2016, já que todos eles colocaram no centro de suas vidas cristãs a Eucaristia.

A Arquidiocese do México tem uma significativa presença de vida consagrada: um ermitão, 40 mosteiros de vida contemplativa, mais de 150 institutos de vida religiosa masculina e feminina, e cerca de 600 comunidades. (GPE/EPC)

 
Comentários