Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Corrida Rústica celebra Nossa Senhora de Belém em Guarapuava
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Guarapuava – Paraná (Sexta-Feira, 30/01/2015, Gaudium Press) No próximo domingo, dia 1º de fevereiro, ocorrerá a 3ª edição da Corrida Rústica da Padroeira da Diocese paranaense de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém. No dia da festa, dia 2 de fevereiro, acontecerá uma intensa programação durante todo o dia, promovida pela paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém.

A largada da corrida acontecerá às 10h, antes porém, às 9h40, terá início a caminhada para aquelas pessoas que quiserem participar da prova. Serão aproximadamente 5 quilômetros de corrida, saindo da frente da Catedral, na Rua Senador Pinheiro Machado, passando pela Rua Quintino Bocaiúva, Avenida Moacir Silvestri, Avenida Manoel Ribas, Senador Pinheiro Machado, com chegada no mesmo local do início da prova.

Além de prestar uma homenagem à padroeira da região, a corrida também faz parte dos preparativos para o Jubileu de Ouro da Diocese de Guarapuava, a realizar-se em 2016.

História da Festa de Nossa Senhora de Belém

Juntamente com a primeira povoação de Guarapuava, em Atalaia, foi instalada a Igreja, como Capela Curada. A primeira Missa aconteceu às 10 horas da manhã do dia 10 de junho de 1810. E embora a Diocese de Guarapuava tenha sido criada em 1965 e instalada somente em 1966, quando a Paróquia Nossa Senhora de Belém passou a ser também a Catedral da Diocese de Guarapuava, pode-se considerar que a cidade contou com a tradição religiosa desde a sua povoação.

A imagem de Nossa Senhora de Belém chegou a Guarapuava, como conta a lenda, no ano de 1818, pelas mãos de Laura Rosa da Rocha Loures. A primeira festa da padroeira aconteceu no ano de 1989, e desde então o evento faz parte da tradição da cidade e tem grande importância histórica, pois é a única festa que permaneceu no calendário diocesano, preservando a memória e a identidade do município. (FB)

 
Comentários