Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Professora de religião pode se tornar a primeira beata boliviana
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Sucre – Bolívia (Sexta-feira, 30-01-2015, Gaudium Press) Entre os novos decretos da Congregação para as Causas dos Santos, dados a conhecer no dia 23 deste mês, o Santo Padre Francisco reconheceu as virtudes heroicas da Serva de Deus Virginia Blanco Tardío, leiga consagrada, que pode se tornar a primeira beata boliviana.

Professora de religião pode se tornar a primeira beata boliviana 2.jpg

Quem era a serva de Deus? O Padre Miguel Manzanera, S.J, e postulador da causa, ofereceu alguns detalhes sobre Blanco Tardío.

Virginia nasceu em Cochabamba no dia 18 de abril de 1916. Era a segunda de quatro filhas do matrimônio de Luis Pío Blanco Unzueta e Daría Tardío Quiroga. Muito jovem estudou no Colégio das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, lugar “onde sobressaiu por sua piedade e sua capacidade humana e intelectual, sendo Presidenta da Congregação das Filhas de Maria, com a qual manteve um vínculo espiritual por toda a sua vida”, como relata o sacerdote.

Com o tempo, sendo ainda muito jovem, mostra grande interesse pelas Sagradas Escrituras e a Teologia, dedicando-se a seu estudo e conhecimento. Por causa disso, aos seus 32 anos se converteu na primeira professora de Religião do ensino secundário na Bolívia. Um interesse por ensinar que mostrou sendo ainda menina. “Desde pequena Virginia foi uma catequista exemplar, trabalho que realizava em castelhano e quechua: preparava crianças, jovens e adultos para a recepção dos sacramentos, especialmente as pessoas humildes”, diz o Padre Manzanera. Um trabalho que continuou durante mais de 40 anos em várias escolas de Cochabamba, a maioria delas onde trabalhou sem receber remuneração alguma.

Virginia possuía uma grande sensibilidade social, como o deixou ver como militante da Ação Católica Boliviana e na Associação de Mulheres da Ação Católica, entre outras. “À frente desta obra se ocupou de manter a ‘Cozinha econômica’, fundada em 1954, para atender as necessidades de pessoas pobres. Desde 1958 a obra foi conhecida com o nome de ‘Refeitórios Sociais’. Mais tarde abriu em sua própria casa os ‘Refeitórios Populares’ (…) Em 1962 Professora de religião pode se tornar a primeira beata boliviana 1.jpgfundou o Grupo de Oração e Amizade, cujo assessor foi o Padre Julián Sayos S.J. O grupo se formou tendo como base algumas ex-alunas do Colégio das Escravas do Sagrado Coração. Em sua própria casa montou outro Refeitório Popular para pessoas sem recursos e, igualmente, no dia 08 de dezembro de 1977, inaugurou o Policonsultório ‘O Rosário’ com serviços de medicina geral, odontologia, oftalmologia e laboratórios que funcionaram vários anos depois de sua morte”, descreve o postulador da causa.

Blanco Tardío faleceu no dia 23 de julho de 1990 com 74 anos por causa de uma parada cardíaca, “tendo-se confessado e comungado no dia anterior, e recebendo a unção dos enfermos e a bênção apostólica de Sua Santidade”.

Sua causa em caminho para receber a honra dos altares foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 2001 pelo Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari Capellari. A causa é impulsionada pelo grupo Oração e Amizade “Nossa Senhora da Mercês”.

Com a declaração como Venerável da Serva de Deus, só resta que seja aprovado um milagre por sua mediação, para que Virginia seja beatificada. Se isto chegasse a acontecer em um futuro próximo, poderia converter-se na primeira beata da Bolívia. (GPE/EPC)

 
Comentários