Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Radiografia web da devoção popular na Itália: São Pio de Pietrelcina, o mais venerado
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Monza – Itália (Segunda-feira, 02-02-2015, Gaudium Press) O informativo “La Nuova Bussola Quotidiana” de Monza, Itália, publicou uma contagem dos santos mais venerados na internet pelos italianos, baseado em diversos portais católicos que difundem orações e devoções em língua italiana. Apesar dos redatores esclarecerem que esta fonte de informação não representa o total da povoação do país nem os sites web incluídos dão conta das devoções nos centros de devoção como santuários e paróquias, o balanço dá uma ideia da expressão da Fé dos crentes através das novas tecnologias.

Radiografia web da devoção popular na Itália 1.jpg
Santo Antônio de Pádua, representado na fachada de uma
casa. Foto: Hamadryades

Antes de revelar o conteúdo, vale a pena recordar que a Igreja tem uma hierarquia estabelecida com respeito à veneração devida aos santos, apesar de deixar muito em liberdade aos fiéis de expressar sua devoção uma vez que se respeite um critério geral. A Igreja Católica reconhece o culto de Latria (adoração) unicamente a Deus, isto é, às três pessoas da Santíssima Trindade, como é o caso de Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Depois deste nível de culto segue um inferior que é o da Dulia (a veneração aos Santos), no qual se observa uma hierarquia: A Santíssima Virgem Maria é objeto de Hiperdulia (uma veneração superior à dos santos mas inferior a adoração devida a Deus), enquanto que São José merece o culto de Protodulia (o primeiro entre os Santos).

Os resultados

Tendo em conta esta informação e as limitações próprias da metodologia empregada, o resultado revelado pelo informativo italiano localiza em primeiro lugar das menções devotas a São Pio de Pietrelcina, familiarmente chamado “Padre Pio”. “O fato de que fosse um humilde frade durante toda sua vida poderia explicar a razão de seu popular êxito junto a sua induvidável generosidade concedendo curas e milagre”, propõem o informativo, cujo artigo foi divulgado em espanhol por Religión en Libertad. De fato este santo é protagonista de numerosas curas e favores extraordinários concedidos após sua intercessão durante toda sua vida e seu vínculo pessoal à Paixão de Cristo através dos estigmas em mãos, pés e costado ainda desperta um vivo e reverente interesse nos fiéis.

Radiografia web da devoção popular na Itália 2.jpg
Busto de São Pio na Basílica de São Lourenço
extramuros, Roma, Itália. Foto:
Fr. Lawrence O.P.

O conteúdo, que deu a São Pio uma porcentagem de 69% das orações com dados do portal Cartantica.it, pôs em segundo lugar a Santo Antônio de Pádua (cujo Santuário é muito visitado e a quem se dedicam 35% das orações) e em terceiro lugar a São Francisco de Assis, um dos santos com maior influência na história da Igreja e maior recordação em todo o mundo. A ele se dedicaria 19% de devotas menções virtuais na Itália. As santas mais veneradas na Internet seriam Santa Rita de Cássia, a Beata Madre Teresa de Calcutá e Santa Clara de Assis. Cabe ressaltar que a Beata Madre Teresa é a única pessoa não italiana nos primeiros lugares da lista.

Um indicativo diferente ao das orações é o das consultas, resultado obtido através da página Santiebeati.it, que oferece breves biografias e que conhece através de estatísticas de navegação quais são os santos dos quais os fiéis desejam conhecer mais. Nesta contagem São Francisco de Assis supera os demais, e após ele se encontra um dos mais recentes: São João Paulo II, seguido por Santo Antônio de Pádua.

Um aspecto interessante dos dados referidos pela “Nuova Bussola Quotidiana” é o do uso de símbolos religiosos entre os italianos. Segundo o informativo, por volta de 71% dos fiéis entrevistados tem uma imagem sagrada em sua habitação, sendo o Crucifixo o mais empregado pelos devotos (64%), seguido pelas imagens de Cristo ou da Santíssima Virgem (55%) e as imagens dos santos (27%). Apenas 2% afirmou ter um exemplar da Sagrada Bíblia exposto em um lugar de honra.

Os dados referidos pelas contagens italianas falam de um interesse dos fiéis por manifestar sua fé também através da Internet e as possibilidades que as novas tecnologias oferecem para facilitar o acesso à informação e fomentar a devoção dos fiéis. Fica também manifesta a oportunidade de guiar esta devoção popular até uma prática integral da Fé e um maior conhecimento da doutrina da Igreja. (GPE/EPC)

 
Comentários