Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Filipinas atinge mais um recorde Papal
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manila – Filipinas (Quarta-feira, 04-02-2015, Gaudium Press) A conta do Papa no Twitter, @Pontifex, criada por Bento XVI e continuada pelo Papa Francisco, foi fonte de numerosas notícias por causa de sua notável popularidade. A conta pontifícia foi catalogada como a mais influente do mundo pela plataforma Twiplomacy em 2014 devido ao número de vezes que os escritos são marcados como favoritos e compartilhados pelos leitores, e é justo nesta categoria na qual os fiéis católicos das Filipinas registraram outro recorde relacionado à visita do Papa Francisco ao país.

Filipinas atinge outro recorde papal.jpg

O Papa escreveu uma curta mensagem em Tagalo no dia 16 de janeiro de 2015: “Ang Pilipinas ay patunay ng kabataan at kasiglahan ng Simbahan” (“As Ilhas Filipinas são um testemunho da juventude e da vitalidade da Igreja”, segundo tradução oficial de sua conta em espanhol). Este tuíte, publicado na conta de idioma inglês e só compreensível para os oriundos desta nação, registra até o momento 90.183 marcas de “favorito” e foi compartilhado 76.017 vezes, além das numerosas menções textuais em outras contas que não são registradas pelo sistema. Isto converte a mensagem na mais popular na conta pontifícia desde a sua criação.

O fato é uma confirmação adicional das palavras do Santo Padre, já que as redes sociais são empregadas majoritariamente por jovens e foi a comunidade filipina, marcadamente católica e presente em numerosos países do mundo, a encarregada de fazer eco a esta mensagem. Segundo a agência informativa dos Bispos de Filipinas, CBCP News, sete das mensagens escritas pelo Papa Francisco durante sua visita apostólica ao país se encontram entre as dez mais compartilhadas do Pontífice.

O Papa escreveu no total seis mensagens em tagalo, e quatro das cinco mensagens mais compartilhadas do Santo Padre correspondem a esta curta lista. Um relatório do Twitter assinalou várias etiquetas relacionadas com a visita apostólica que foram tendência globa e calculou em mais de 3,3 milhões os tuítes relacionados à presença do Papa nas Filipinas. O momento de maior atividade foi a tarde do dia 15 de janeiro, quando o Santo Padre chegou ao país e se geraram até 3.664 mensagens por segundo. (GPE/EPC)

 
Comentários