Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Núncio Apostólico na Colômbia convida a enfrentar os problemas da família na clave da Fé
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Medellín – Colômbia (Quarta-feira, 04-02-2015, Gaudium Press) Um chamado para enfrentar os problemas da família a partir de uma perspectiva de Fé é o que fez o Núncio Apostólico na Colômbia, Dom Ettore Balestrero. O representante do Papa no país latino-americano presidiu na última terça-feira, 03 de fevereiro, a Missa inaugural da XCVIII Assembleia Plenária do Episcopado Colombiano que tem lugar esta semana na cidade de Medellín.

Núncio Apostólico na Colômbia convida a enfrentar os problemas da família na clave da Fé 1.jpg
Dom Ettore Balestrero preside a Missa inaugural da XCVIII
Assembleia Plenária do Episcopado Colombiano / Foto: CEC.

Ao abordar a passagem evangélica, na qual se narra a cura da filha de Jairo, o prelado disse que a chave para enfrentar aos desafios da família não é “de tipo econômica, sociológica, ou ideológica: é, no fundo, um problema de Fé”.

“O desafio atual de falar claramente de temas como a abertura à vida ou à defesa da instituição sacramental do matrimônio não é, certamente, maior que o crer na ressurreição dos mortos. A crise da família hoje é, em grande parte, uma crise de Fé. Dita crise não afeta só aos membros das famílias, mas também àqueles aos quais temos a missão de formar e orientar”, continuou.

Neste sentido, também se referiu sobre aqueles que carecem do dom da Fé: “Esta postura reflete na abordagem pessimista que considera a família como uma mera instituição; mas carente de vida em si mesma e sem a presença de Deus em seu seio. É a perspectiva daqueles que vem o ensinamento da Igreja sobre a família como uma simples doutrina, e não como procede dAquele que dá plenitude a existência da mesma família”.

“Uma Fé como a que o Senhor infundiu em Jairo pode transformar em luminosos os panoramas mais obscuros (…) ‘Aproximemo-nos pois, caríssimos, da Fé, da qual brotam tais poderes. A Fé elevou a alguns até o céu, venceu as águas do dilúvio, multiplicou a descendência das que eram estéreis (…) Todos estes portentos foram realizados pela Fé'”, prosseguiu o Núncio Apostólico na Colômbia citando as palavras de um Padre da Igreja Oriental.

Ao concluir a homilia, Dom Balestrero animou aos Bispos colombianos a não ter medo “a entrar nas casas das pessoas, a meter-nos decididamente com as famílias, já que a iniciativa é de Jesus mesmo, não é um capricho nosso”.

“Se a Igreja se aproxima valentemente a família para levar-lhe a genuína mensagem do Evangelho, os frutos não se farão esperar”, finalizou.

Núncio Apostólico na Colômbia convida a enfrentar os problemas da família na clave da Fé 2.jpg
A Assembleia de Bispos da Colômbia, que concluirá no dia 7 de fevereiro,
tem lugar nas instalações do Seminário Redemtoris
Mater de Medellín / Foto: CEC.

A XCVIII Assembleia do Episcopado Colombiano, que será concluída no próximo sábado, 07 de fevereiro, transcorre entorno do tema: “A missão e vocação da família na Igreja que peregrina na Colômbia”. O discurso inaugural, no qual se animou as famílias a viver o Evangelho da família no amor e no caminho até a santidade, esteve a cargo de Dom Luis Augusto Castro, Presidente do Episcopado.

Durante as jornadas de trabalho se desenvolverão várias palestras nas quais se abordarão temas como: “Fundamentos antropológicos da família”, “O Evangelho da Família” e “Os desafios da família hoje na Colômbia”, entre outros. (GPE/EPC)

 
Comentários