Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Encontro sobre o fenômeno da peregrinação é desenvolvido em Roma
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Terça-feira, 10-02-2015, Gaudium Press) “A Peregrinação: tempo e lugar de reconciliação e de conversão”, é o tema do Congresso Nacional da Obra Romana das Peregrinações (ORP) que se desenvolve desde o dia 08 de fevereiro e irá até o dia 11, na capital italiana com o objetivo de refletir sobre as temáticas espirituais, pastorais e teológicas relacionadas com o fenômeno da peregrinação.

Encontro sobre o fenômeno da peregrinação é desenvolvido em Roma.jpg

De acordo com Dom Liberio Andreatta, vice-presidente e administrador delegado da ORP, o encontro é uma reflexão sobre aquilo que, “a partir do Concílio Vaticano II se converteu em parte integrante da pastoral da Igreja”, assim como a metáfora do caminho, “do encontro de nós mesmos, com os irmãos e com Deus”, e da peregrinação que é, antes de tudo, “um ato de reconciliação e um caminho de conversão”.

As jornadas de trabalho iniciaram-se oficialmente na manhã do dia 09 com a saudação e apresentação de Dom Andreatta, seguido do discurso inaugural feito pelo Cardeal Camillo Ruini, Presidente Emérito da ORP.

Posteriormente, o professor Humberto Miguel Yánnez Molina, SJ, Diretor do Departamento de Teologia Moral da Pontifícia Universidade Gegoriana, abordou o tema de “O Sacramento da Reconciliação na crise do compromisso comunitário”; que foi seguido da conferência “Perda do sentido do pecado e relatividade do mal” a cargo do professor Antonio Sabetta, docente de Teologia Fundamental da Pontifícia Universidade Lateranense. A primeira jornada culminou com uma celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Agostino Vallini, Vigário Geral do Santo Padre para a Diocese de Roma e Presidente da ORP.

As conferências do dia 10 de fevereiro, por sua vez, giraram entorno do tema da peregrinação como caminho de reconciliação. Neste dia intervirá Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que refletirá sobre a “Penitência: Sacramento da misericórdia”. Após ele, a professora Cecilia Costa, docente de Sociologia da Universidade de Roma Tre, aprofundará sobre a “Nostalgia de reconciliação”, e Dom Gualtiero Sigismondi, Bispo de Foligno, falará sobre “O arrependimento expressão de liberdade”. A jornada será encerrada com vários testemunhos e a Santa Missa será presidida pelo Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero.

No dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes e Dia Mundial do Enfermo, os participantes do Congresso estarão presentes na Audiência Geral presidida pelo Papa Francisco. (GPE/EPC)

 
Comentários