Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Espanha apresenta tema escolhido para o Dia do Seminário de 2015
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Quinta-feira, 19-02-2015, Gaudium Press) No próximo dia 19 de março, solenidade de São José -que é Padroeiro dos seminaristas- a Igreja na Espanha celebrará o Dia do Seminário. Por ocasião desta jornada a Comissão Episcopal de Seminários e Universidades da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), deu a conhecer o tema do evento, que neste ano de 2015 está inspirado em Santa Teresa de Jesus, cujo jubileu pelo V Centenário de seu nascimento se celebra este ano.Espanha apresenta tema escolhido para o Dia do Seminário de 2015.jpg

“Senhor, o que mandais fazer de mim?”, foi o tema escolhido para esta jornada, o qual foi retirado precisamente da santa espanhola: “Santa Teresa de Jesus era uma grande admiradora e devota de São José. A ele se encomendava, e toda sua obra fundacional do Carmelo Descalço a pôs sob sua custódia. Por isso todos os Carmelos levam o nome ou estão sob a titularidade de São José. Estava convencida que por intercessão de São José superou sua enfermidade. Mas será em sua vida espiritual que lhe ajudará nessa ‘determinada determinação’ para fazer de sua vida uma entrega total a Deus e poder exclamar: ‘Sou vossa, para vós nasci; que mandais fazer de mim?'”, explica a Comissão de Seminários da CEE no subsídio litúrgico preparado para o Dia do Seminário.

Entre os propósitos da jornada está o gerar consciência entre os fiéis sobre a importância de fomentar as vocações ao sacerdócio e vida religiosa entre os jovens. Por isso várias das atividades e e encontros, que se promovem para este dia estão focados a orar por aqueles que já iniciaram ou iniciarão o caminho nos seminários. “Oremos neste dia por nossos seminários, oremos por nossos seminaristas e por seus formadores e todos aqueles que promovem a pastoral vocacional. Sejamos exemplo e ajuda para que nossos jovens possam entregar-se com generosidade a anunciar a alegria do Evangelho como sacerdotes”, se sublinha no subsídio litúrgico do evento.

Além disso, o Dia do Seminário é ocasião para centrar a atenção no dom do ministério ordenado; um presente que este ano se aprecia sob a luz dos ensinamentos e legado de Teresa de Jesus. “Ser ministro ordenado desta Igreja de Cristo no coração de Teresa é descobrir-se como ‘servo do amor’, e ter dado a Deus a honra. É determinante a ser pobres, não buscando no ministério o caminho não só para que não falte o necessário, mas inclusive o supérfluo. Esquecer que tal posto não é para granjear privilégios. Abrir-se à vontade que nos envolve nessa realidade que é fazer-se ‘servos do amor'”, destaca a CEE na reflexão teológico-pastoral que dispôs para a jornada.

Além do tema, a Comissão Episcopal de Seminários e Universidades da CEE também apresentou a Oração para o Dia do Seminário 2015, que compartilhamos a seguir:

“Senhor Jesus, que eleges aos que queres para o ministério sacerdotal; ajude-lhes, para que estejam sempre atentos a tua palavra, para que saibam prescindir de seus gostos e se ponham incondicionalmente à serviço de teu Povo.

Que, como Santa Teresa de Jesus, te sintam sempre próximo, companheiro e amigo, modelo de vida entregue à Deus e aos irmãos. Atentos a ler, nos sinais deste tempo, o que Tu pedes a tua Igreja e aos seus servidores, para que tua palavra seja, novamente, a luz que encaminhe aos homens e mulheres de nosso tempo até a felicidade e plenitude de vida.

Lhe pedimos, Senhor, que teus sacerdotes, e aqueles que se preparam para receber o ministério, cheios de teu gozo, irradiem a alegria de viver, de amar e comunicar o Evangelho, de modo que sua vida provoque os jovens e lhes anime a responder ao teu chamado, para que, como Santa Teresa, se perguntem: “Senhor, o que mandais fazer de mim?”. Amém. (GPE/EPC)

 
Comentários