Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Estados Unidos preparam homenagens a Santa Katharine Drexel
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Pensilvânia – Estados Unidos (Quinta-feira, 19-02-2015, Gaudium Press) No próximo dia 03 de março se comemorará a solenidade litúrgica de Santa Katharine (Catarina) Drexel, religiosa norte-americana conhecida como o apóstolo do índio nativo americano e das pessoas de cor. Para celebrar sua festividade o santuário dedicado à Santa realizará a partir do dia 22 de fevereiro até o dia 02 de março uma Novena em sua honra através da qual se refletirá em nove pilares da vida e legado da estado unidense: A Eucaristia, a Evangelização, a paz, o serviço aos pobres, o sofrimento de Cristo, a Cruz, a devoção a Maria, a construção da eternidade, e trabalho e oração.Santa Katharine Drexel.jpg

Também, como parte das homenagens à religiosa, o Arcebispo da Filadélfia, Dom Charles Chaput, presidirá uma solene Eucaristia que ocorrerá às 09h30 no Santuário de Santa Khatarine Drexel, no próximo dia 08 de março.

Khatarine nasceu na Filadélfia no dia 26 de novembro de 1858. Era a segunda filha do abastado matrimônio constituído por Francis Anthon e Hanna Drexel. Ao conhecer a Dom José Shephan, grande missionário dos índios americanos, se aproxima ao apostolado leigo, assim como o sofrimento dos nativos e, posteriormente, dos afroamericanos, que viviam com grande precariedade no sul e leste do país.

Drexel, ao ficar tão comovida pelas grandes misérias dos negros e índios, decide destinar a fortuna que herdou de seu pai para edificar escolas nas reservas e destinar para eles vestimenta, alimentação, assim como salários para os mestres.

Em 1889, por sugestão do Bispo O’Connor, Khatarine ingressa na vida religiosa na comunidade das Irmãs da Misericórdia, mas tempos depois, em 1891, funda a Comunidade do Santíssimo Sacramento constituída nesse então por 13 religiosas. Junto a elas se dedica especialmente ao trabalho missionário com as crianças nativas e de cor, criando escolas em diversos pontos dos Estados Unidos.

Santa Katharine Drexel 2.jpg

Após sofrer uma grave enfermidade do coração em 1935, Katharine se vê obrigada a viver seus últimos anos em retiro e oração, tempo que passa no Convento de Santa Elizabeth, em Bensalem, Pensilvânia. A religiosa morre em fama de santidade no dia 03 de março de 1955 quando tinha 96 anos. Uma fama que foi reconhecida oficialmente por São João Paulo II no dia 1º de outubro do ano 2000, data de sua canonização.

Seus restos mortais permanecem na Capela da Casa Mãe de sua Comunidade em Bensalem, onde se edificou um santuário em sua honra, assim como um Centro Missionário, e é visitada por centenas de fiéis. (GPE/EPC)

 
Comentários