Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja nos Estados Unidos convida a redescobrir o Sacramento da Penitência
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 24-02-2015, Gaudium Press) Quaresma é tempo de conversão e é época propícia para aproximar-se ao Sacramento da Reconciliação; mas que ocorre quando há temor de aproximar-se do sacerdote e confessar os pecados, ou passou muito desde a última confissão e não recorda as palavras para confessar-se. O convite é o de não ter medo; um chamado do qual fez eco a Igreja nos Estados Unidos a partir da página web da Conferência de Bispos Católicos da nação norte-americana (USCCB), onde foi colocado à disposição uma série de recursos para ajudar aos fiéis a redescobrir o Sacramento da Penitência.Igreja nos Estados Unidos convida a redescobrir o Sacramento da Penitência 1.jpg

“No Sacramento da Penitência e da Reconciliação, também conhecido como confissão, nos encontramos com o Senhor que nos quer oferecer seu perdão e sua graça para viver uma vida renovada nEle. Por meio deste sacramento, Ele nos prepara para recebê-lo na Eucaristia limpos de pecado grave, com uma Fé viva, uma esperança intensa e um amor purificador”, dizem os Bispos norte-americanos na exortação pastoral “O presente de Deus do Perdão”, sobre o Sacramento da Penitência e Reconciliação.

Dizem também que é pela graça do Espírito Santo que os batizados buscam o perdão e o arrependimento e “nos libertamos dos hábitos do pecado, crescemos em uma vida de virtude, e somos testemunhas de uma conversão gozosa”.

Por isso, como recordam os Bispos, os sacerdotes estão sempre dispostos a acompanhar, guiar e, sobretudo, administrar o Sacramento do perdão aos fiéis que com coração arrependido se aproximem de Deus. “Se tem alguma dificuldade ou dúvida, ou sentem incerteza sobre como aproximar-se do Senhor neste sacramento, os Bispos e sacerdotes estamos desejosos de ajudar-lhes, e se há tempos não recebem este sacramento sanador, nós estamos preparados para acolhê-los. Cristo nos designou para administrar o perdão em Seu nome, e durante toda nossa vida também acudimos ao sacramento, tanto como penitentes como ministros, e particularmente neste momento de graça especial que é a Quaresma”, expressam.

Para facilitar a aproximação ao Sacramento, a USCCB, a partir de seu site, conta com vários recursos sobre a confissão; entre eles o texto completo da Exortação Pastoral “O presente de Deus do Perdão”, no qual se inclui um guia sobre como confessar-se; assim como o documento intitulado “Penitência: Reconciliados com a relação correta, chamados a curar e restaurar”. Também há orientações para realizar o Exame de Consciência de acordo com os Mandamentos, à luz do ensinamento social católico e como crianças, jovens adultos, solteiros e casados podem fazer o dito exame.

Igualmente, se oferece uma catequese sobre as práticas penitenciais da oração, do jejum e da esmola, as quais se incrementam durante a Quaresma, e sobre os ensinamentos da Igreja em relação com o Credo, a moralidade, Maria e os Santos, entre outros; além de um curto vídeo explicativo sobre o Sacramento da Penitência e Reconciliação.

A Igreja Católica, no Catecismo (números do 1455 ao 1458) assinala que a confissão dos pecados “nos liberta e facilita nossa reconciliação com os demais”, já que através dela, “o homem enfrenta aos pecados de que se sente culpável; assume sua responsabilidade e, por isso, se abre novamente a Deus e a comunhão da Igreja com o fim de fazer possível um novo futuro”.

Igreja nos Estados Unidos convida a redescobrir o Sacramento da Penitência 2.jpg

De acordo com o mandamento da Igreja “todo fiel chegando à idade do uso de razão deve confessar, ao menos uma vez ao ano, fielmente seus pecados graves”. Também recomenda, “sem ser estritamente necessária”, confessar os pecados veniais, já que “ajuda a formar a consciência, a lutar contra as más inclinações, a deixar-se curar por Cristo, a progredir na vida do Espírito”. (GPE/EPC)

 
Comentários