Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Lançado na Espanha livro que reúne testemunhos de religiosos e religiosas sobre a Vida Consagrada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Terça-feira, 24-02-2015, Gaudium Press) Com o título “Por mim e pelo Evangelho” a Editora São Paulo publicou um livro que reúne testemunhos de religiosas e religiosos espanhóis. A obra, de autoria do franciscano conventual e jornalista Luis Esteban Larra Lomas, se apresentou por ocasião do Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco para este ano de 2015.Lançado na Espanha livro que reúne testemunhos de religiosos e religiosas sobre a Vida Consagrada.jpg

O livro agrupa entrevistas de 23 religiosos e religiosas que refletiram sobre a missão e identidade da Vida Consagrada. Cada um deles, pertencentes a diversas ordens e congregações, servem a Igreja em diferentes áreas e representam os três âmbitos da missão das pessoas consagradas, que são a contemplação ativa, a ação pastoral e a missão ‘ad gentes’. O propósito da obra, como se sublinha na sinopse, é o de ajudar a todos os cristãos “a conhecer e a valorizar mais a vida consagrada e sua importância crucial para a vida da Igreja e da sociedade”; isto graças à sinceridade e claridade das respostas dos entrevistados.

O prólogo foi elaborado pelo também franciscano e Arcebispo Emérito de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo, que sobre o livro e seu autor expressa: “Luis Esteban Larra, bem entendido em comunicação e ao que o Espírito diz ao mundo e à Igreja, se aprofundando no pensamento e nas atitudes de consagradas e consagrados para recolher experiências e sentidos, tendências e direções de futuro. Não é uma coleção de opiniões. É o testemunho vivo de homens e mulheres apaixonados por Deus”.

Por sua vez, o Arcebispo de Zaragoza, Dom Vicente Jiménez Zamora, Presidente da Comissão para a Vida Consagrada do Episcopado Espanhol (CEE), membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e quem escreveu o epílogo, diz que na obra “figuram conversas com pessoas consagradas de grande relevância que expressam a riqueza e a variedade da vida consagrada através de testemunhos vivos e diretos”.

Entre os entrevistados figuram o reitor maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime; o Bispo de Bangassou, República Centro-africana, e missionário comboniano, Dom Juan José Aguirre; o presidente da Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER) e missionário claretiano, Luis Ángel de las Heras; o superior general dos Irmãos de São João de Deus, Jesús Etayo; a religiosa Prado Gonzáles do Mosteiro da Conversão, o Carmelita Descalço Miguel Márquez; o superior geral da Ordem do Carmo, Fernando Millán; o abade beneditino de Montserrat, Josep Ma Soler; a Irmã Mercedes Arbesú, missionária de Maria Mediadora em Malaui, além de outros.

Com o que se obtiver da venda deste livro, que tem um custo de 18 Euros, se ajudarão aos projetos das Missões Franciscanas Conventuais cuja atividade se centra na promoção humana nos níveis espiritual, pastoral, social, comunitário, pessoal, educativo, sanitário e cultural; animando e desenvolvendo projetos nestes âmbitos, graças às doações dos fiéis e entidades privadas e públicas. Estas missões inspiradas em São Francisco de Assis, estão presentes nos cinco continentes. (GPE/EPC)

 
Comentários