Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Peregrinos do Caminho de Santiago poderão solicitar Certificado de Distância
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 24-02-2015, Gaudium Press) Por séculos, e através de uma arraigada tradição, os peregrinos que realizam ao menos 100 quilômetros a pé do Caminho de Santiago terão um certificado que atestará a realização de sua peregrinação com “A Compostela”, um documento que outorgam as autoridades eclesiásticas. Mas desde o ano passado também é possível adquirir o “Certificado de Distância” que inclui informação mais detalhada dos quilômetros percorridos por cada peregrino.

Peregrinos do Caminho de Santiago poder_o solicitar Certificado de Dist_ncia 1.jpg

De acordo com o Atendimento ao Peregrino, este certificado “responde ao desejo que muitos peregrinos nos expressavam de que ficassem registrados mais dados de sua peregrinação”. Desta maneira, com este certificado se incluem dados adicionais na “A Compostela”, como o dia e ponto de início, o total de quilômetros realizados, o dia da chegada e a rota que tomou o peregrino.

O certificado, que pode ser solicitado inclusive por aqueles que no passado realizaram o Caminho, possui um formato maior que “A Compostela”, vem impresso em papel de pergaminho e ornamentado com uma miniatura e uma frase em latim, que procedem do Códice Calixtino.

Como é um documento adicional à tradicional Compostela, que não tem nenhum custo, o Certificado de Distância custa 3 euros, com o qual se contribui para os serviços de acolhida do peregrino que se realiza a partir da Catedral de Compostela.

O Caminho de Santiago, conhecido como “Primeiro Itinerário Cultural Europeu”, e considerado Patrimônio da Humanidade, é uma das peregrinações cristãs mais antigas que nasceu com o descobrimento do túmulo do Apóstolo Santiago, discípulo de Jesus responsável pela Evangelização da Espanha.

Peregrinos do Caminho de Santiago poder_o solicitar Certificado de Dist_ncia 2.jpg

São várias as rotas que conduzem à Santiago de Compostela: Caminho Francês, Caminho do Norte, Caminho Primitivo, Caminho Inglês, Caminho Português e Via da Prata, sendo o Francês um dos mais populares.

Para conseguir “A Compostela” o peregrino deve cumprir vários requisitos: realizar o Caminho por motivos religiosos ou espirituais, ou, ao menos, em atitude de busca; realizar a pé ou a cavalo os últimos 100 quilômetros até o sepulcro do Apóstolo Santiago, os últimos 200 em bicicleta; e reunir selos duas vezes por dia -no ponto de início e de finalização de cada etapa- dos lugares pelos quais se passou com a “Credencial do Peregrino”, que é o certificado da passagem.

“O Capítulo desta Santa Apostólica e Metropolitana Igreja Catedral Compostelana custodiou do selo do Altar de Santiago Apóstolo, a todos os Fiéis e peregrinos que chegam a partir de qualquer parte do Orbe da Terra com atitude de devoção ou por causa de voto ou promessa peregrinem até o Túmulo do Apóstolo, Nosso Padroeiro e Protetor das Espanhas, acredita ante todos os que observem este documento que (Nome do Peregrino) visitou devotamente este sacratíssimo Templo com sentido cristão (pietatis causa)”, diz o texto de “A Compostela”.

Peregrinos do Caminho de Santiago poder_o solicitar Certificado de Dist_ncia 3.jpg

Durante o ano de 2014 mais de 237 mil pessoas realizaram o Caminho de Santiago, a maioria delas estrangeiras.

Os pedidos para o “Certificado de Distância” podem ser feitos através do seguinte endereço de e-mail: certificadodedistancia@catedraldesantiago.es. (GPE/EPC)

 
Comentários