Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Nossa Senhora de Zapopan peregrina pela Catedral Metropolitana do México e Basílica de Guadalupe
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quarta-feira, 25-02-2015, Gaudium Press) Com toques de sinos, assim foi recebida Nossa Senhora de Zapopan -uma das invocações marianas mais queridas no Estado de Jalisco- na Catedral Metropolitana do México. A venerada imagem esteve no templo insigne da capital mexicana no último sábado, 21 de fevereiro.Nossa Senhora de Zapopan peregrina pela Catedral Metropolitana do México e Basílica de Guadalupe.jpg

A Virgem chegou à Catedral acompanhada por uma comitiva de fiéis procedentes de seu Santuário, situado no Estado de Jalisco, e da guarda de honra que a cada mês celebra uma Missa em honra a Nossa Senhora de Zapopan no retábulo lateral da Catedral, onde se encontra uma réplica de sua imagem.

Após o ingresso da efígie, que chegou adornada e vestida como Rainha dos Céus, a Virgem foi instalada no altar maior da Catedral onde ocorreu uma celebração Eucarística. Sua peregrinação continuou no domingo, 22 de fevereiro, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, onde recebeu a veneração dos fiéis e peregrinos que se encontravam reunidos no santuário da “Moreninha de Tepeyac”.

Tábua de 35 centímetros de comprimento

Nossa Senhora de Zapopan é uma pequena tábua de 35 centímetros que representa a Imaculada Conceição. Foi elaborada em Pátzcuaro, Michoacán, onde realizam imagens com uma massa a base de cana de milho, e foi levada à Jalisco pelo Frei Antônio de Segóvia em 1530. Nela a Virgem se vê com seus olhos bem abertos e grandes, e com suas mãos em atitude de oração, seus pés pisam uma meia lua dourada e sempre leva consigo vestidos com bordados de ouro e prata. Porta uma coroa imperial, uma auréola de ouro, um cetro de rainha e um bastão, que é sinal de autoridade.

Esta invocação mariana é conhecida também como “A Pacificadora”. De acordo com várias crônicas, após uma forte batalha quando o vice-rei Antonio Mendoza sitiou o monte de Mixtón, Frei de Segóvia levou às fortalezas dos índios um crucifixo, o breviário e a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, e lhes pediu para que deixassem em paz. Tanto comoveram aos indígenas estas palavras, assim como a presença da imagem mariana, que alguns dias depois, mais de seis mil deles se renderam diante do vice-rei, que lhes perdoou a vida.

Pouco tempo depois, em 1542, se construiu sua primeira capela. Apesar desta ainda ser humilde, múltiplos milagres começaram a ocorrer diante dos olhos do povo, especialmente da povoação indígena. No dia 15 de setembro de 1821 a Virgem foi nomeada General do Exército Tigarante, coroada no dia 18 de janeiro de 1921 por Bento XV, e visitada em sua Basílica por São João Paulo II no ano de 1979.

Todos os anos são rendidos tributos à venerada imagem com uma peregrinação pelas Igrejas de Guadalajara, cidade onde é padroeira. Sua festividade ocorre no dia 12 de outubro, quando Nossa Senhora de Zapopan sai de seu Santuário e preside a grande romaria. (GPE/EPC)

 
Comentários