Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Novo bispo de Rio do Sul (SC) recebe o ministério episcopal
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Criciúma – Santa Catarina (Quarta-Feira, 25/02/2015, Gaudium Press) No último domingo, dia 22 de fevereiro, as Dioceses de Criciúma e Rio do Sul, ambas no Estado de Santa Catarina, estiveram em festa para celebrar o rito de Ordenação Episcopal do Padre Onécimo Alberton. O religioso foi nomeado o novo bispo da Diocese de Rio do Sul pelo Papa Francisco no dia 17 de dezembro.

Realizada no Sisos Hall, em Criciúma, a Santa Missa foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Tubarão, Dom João Francisco Salm, e concelebrada pelos Bispos de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e de Montenegro, Dom Paulo Antônio De Conto, de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A cerimônia ainda contou com a presença de outros dez bispos e mais de 150 padres e diáconos de Santa Catarina e de outros Estados brasileiros.

A bula papal, assinada pelo Papa Francisco, foi lida durante o rito pelo padre Egídio Schmoeller e dizia, em um de seus parágrafos: “Dileto filho, pedimos a ti, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, os dons do Espírito Santo Paráclito, com cuja ajuda apascentes os fiéis a ti confiados, exercendo especialmente a caridade, lembrando as palavras de Santo Agostinho: ‘Tem a caridade, e terás todas as coisas: sem ela, nada do que possas ter te adiantará'”.

Depois, ocorreu a imposição das mãos dos bispos, antecedendo um momento de prostração e a Ladainha de Todos os Santos. Em seguida, o Padre Onécimo teve a cabeça ungida com o óleo santo e recebeu as insígnias: o livro dos Evangelhos, antes depositado em sua cabeça, o anel, a mitra e o báculo.

Então ordenado, o agora Dom Onécimo ouviu o público cantar o hino contendo o lema de ordenação “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27c), composto pelo padre Ney Brasil, da Arquidiocese de Florianópolis, em homenagem ao novo Bispo. Próximo passo agora é a cerimônia de posse de Dom Onécimo, prevista para acontecer no dia 15 de março, às 15h, na Catedral São João Batista, em Rio do Sul.

Dom Onécimo Alberton

Sua iniciação na formação para o sacerdócio começou aos 11 anos, quando já cursava o ensino fundamental no Seminário São José da Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo, em Orleans. No dia 27 de setembro de 1992, ele foi ordenado presbítero, na Diocese de Tubarão. De 1993 a 2001, exerceu o ministério como pároco de Cocal do Sul. Depois, de 2002 a 2011, trabalhou como formador e reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

Até a sua nomeação para bispo, Monsenhor Alberton exercia as funções de pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, presidente da Cáritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Criciúma. (FB)

 
Comentários