Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja na Colômbia oferece curso virtual de Catequese
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 25-02-2015, Gaudium Press) Conscientes que a atividade catequética ocupa um lugar privilegiado na missão evangelizadora da Igreja, posto que garante a transmissão dos valores e da Fé Cristã às novas gerações, a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), em união com a Sociedade de São Paulo e a Unicervantina, estão oferecendo um curso virtual em Catequese.Igreja na Colômbia oferece curso virtual de Catequese.jpg

O curso é dirigido especialmente àqueles catequistas que queiram fortalecer sua formação acadêmica por meio de um plano curricular virtual que terá uma duração de 25 semanas iniciando no próximo dia 02 de março, e culminando no dia 07 de setembro.

O programa acadêmico, como se sublinha no folheto informativo do curso, oferece fundamentos bíblico-teológicos, litúrgicos e pastorais, que oferecerão ferramentas aos catequistas para o exercício de seu trabalho evangelizador.

Todo o curso -como se expõem- “está de acordo com o ensinamento de nossos Bispos, que na Conferência de Aparecida nos recordam que ‘a catequese não deve ser só ocasional, reduzida aos momentos prévios aos sacramentos ou à iniciação cristã, mas um itinerário catequético permanente”.

Os temas que se desenvolverão serão divididos em quatro módulos aos quais se poderá acessar através da Sala Virtual São Paulo. Cada um deles contêm leituras, explorações multimídias, apresentações, áudios, vídeos, cursos, trabalhos e fóruns, que contarão com o acompanhamento de um professor.

O primeiro módulo -o introdutório-, girará entorno da Bíblia, e como ela ensina e contêm a missão e vocação do catequista; seus objetivos, o compromisso da catequese com a verdade, a educação contínua na Fé, entre outros. O segundo, por sua vez, se concentrará em Jesus e Catequista, aprofundando sobre “Quem é Jesus?, Quem é o catequista?, a ação e ensinamento de Jesus e sua relação com a formação dos catequistas, a morte e ressurreição de Jesus e o testemunho dos catequistas; os Evangelhos, a coordenação e espiritualidade dos catequistas, além de outros temas.

Já o terceiro módulo, dedicado ao catequizando e o método da catequese, falará sobre o processo de comunicação na catequese, se se é catequizando o aluno, as fases do crescimento e as dinâmicas de grupo na catequese, além dos símbolos da catequese e as fases de maturação, como foi de ser o ensinamento do Evangelho nas pessoas com incapacidade, a catequese de iniciação para adultos, etc.

Finalmente, o quarto módulo dará ênfase sobre a Igreja e a Liturgia, abordando o Ano Litúrgico, o símbolo do Povo de Deus, os mistérios da Igreja, as exigências da evangelização, os Sacramentos da Iniciação, o serviço aos pobres, entre outros.

Para cumprir com os requisitos do curso é necessário que o catequista realize um ciclo básico de 120 horas de aprendizagem, contando com cinco horas semanais para levar a cabo a tarefa de leitura, escrita, participação nos chat e fóruns. (GPE/EPC)

 
Comentários