Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Documentário mostra a missão que no Peru mudou a vida de 68 jovens italianos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Quinta-feira, 26-02-2015, Gaudium Press) Durante as férias de 2014 um grupo de 68 jovens italianos, ao invés de dedicar este tempo para o ócio, decidiram viajar para o Peru para construir casas às famílias mais pobres as periferias de Lima. Em meio das precárias condições, a dor, o sofrimento de seus habitantes, os jovens encontraram um grande tesouro: o seu retorno à Itália constataram que muitas vezes os que mais necessitam são os que acreditam ter aparentemente tudo.

Documentário mostra a missão que no Peru mudou a vida de 68 jovens italianos 1.jpg

Esta é precisamente a temática de um documentário -o primeiro que realiza o portal CatholicLink- que por estes dias inunda as redes sociais de inspiração católica, no qual se mostra a grandeza e a grande alegria que existe no dar mais do que no receber. “Dá muita alegria que um fruto de tuas mãos possa alegrar dessa forma as pessoas”, disse um dos jovens.

Entre os testemunhos, chama a atenção o de uma das meninas que fica muito marcada pelo amor e a alegria que percebeu apesar das adversidades do lugar. Ela com lágrimas nos olhos, expressa: “Quando alguém chega aqui seguramente não pensa na alegria, porque não a podes ver, mas quando estás frente a frente com estas pessoas… Uma anciã se aproximou e me perguntou se podíamos ajudá-la com sua casa, e não podíamos… e ela me dizia: ‘eu não tenho nada, não tenho uma casa’. Depois se aproximou mais -não a entendia bem-, pegou uma bíblia e começou a ler um trecho, e com um sorriso de orelha a orelha, cheia de alegria, dizia que ela daria tudo por Deus. E eu só podia pensar: ‘mas ela não tem nada’. No entanto, ela tem tanto para dar à Deus: tem muita alegria e felicidade (…) Te impressiona ver a Fé que tem”.

Algo que também tocou o coração de outra das jovens, a quem a experiência a levou a aproximar-se mais de Deus: “O amor que circunda estas pessoas, não obstante vivam em um lugar assim (…) deveria ser o mesmo em Milão, pelo contrário não é assim (…) Se Deus existe para eles poderia existir para mim também. Porque se eles acreditam vivendo desta maneira, por que eu não deveria acreditar?”.

Por sua vez, um dos jovens que ficou marcado pela solidariedade dos peruanos: “A mim me tocou muito o testemunho do Senhor Dalton. Creio que é um senhor que vive só. Mas veio aqui e muito contete se pôs a ajudar-nos a construir a casa para uma senhora que não tem marido e tem quatro filhos pequenos. Me tocou porque… Por que o tinha que fazer? … Realmente eu creio que se existissem mais pessoas como ele no mundo, viveríamos em um mundo melhor”.

O documentário também deixa uma mensagem, e é o que dá um sacerdote que acompanha a missão: “Muitas vezes pensamos que encontraremos a felicidade e a grandeza de nossa vida em não fazer nada. Em vez disso, o que estão vivendo, e quero que sejam muito conscientes do que estão vivendo. Estão cansados, porque tem dado tudo (…) O amor… cansa, o amor implica esta fadiga do dar-se, de doar-se, de sair. Nos cansamos quando amamos, e é nessa fadiga onde está a grandeza da vida. Quando pensas que tua vida é suficientemente grande, Deus te diz: Não! Eu a quero maior, mais bela, mais plena”.

Documentário mostra a missão que no Peru mudou a vida de 68 jovens italianos 2.jpg

Esta missão foi uma experiência de 20 dias organizada pelo Movimento de Vida Cristã (MVC) da Itália, que entre suas atividades realiza projetos internacionais a favor dos mais necessitados, um desses projetos é a construção de casas de madeira para dar uma vida mais digna aos mais pobres das periferias de Lima. (GPE/EPC)

 
Comentários