Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Assembleia da Pontifícia Academia para a Vida falará sobre o ancião no final de sua vida
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 27-02-2015, Gaudium Press) Entre os dias 05 a 07 de março a Pontifícia Academia para a Vida terá sua XXI Assembleia geral, que nesta ocasião tratará da assistência à pessoa anciã no final de sua vida. Os membros da Pontifícia Academia se reunirão na Sala Nova do Sínodo.

Assembleia da Pontifícia Academia para a Vida falará sobre o ancião no final de sua vida.jpg

O lema oficial do encontro será “Assistência ao ancião e cuidados paliativos”. De acordo com a Associação europeia de Cuidados Paliativos estes são o “cuidado total ativo dos pacientes cuja enfermidade não responde a tratamento curativo. O controle da dor e de outros sintomas e de problemas psicológicos, sociais e espirituais é primordial”.

Segundo informa a Pontifícia Academia pro Vida, a abordagem do tema principal não será exclusivamente a partir do aspecto médico-científico, mas que se busca “levar à ciência e à Fé juntas no serviço às pessoas mais velhas e àqueles que necessitam de cuidados paliativos”.

Evento importante no marco da Assembleia da Pontifícia Academia será o curso programado para o dia 06 de março.

Este curso consta de três sessões, cada uma delas abordando o tema principal a partir de três perspectivas, a Teológico-Filosófica, a Ética e Médico-sanitária e a Cultural-Social.

Após uma breve introdução de Dom Ignácio Carrasco de Paula, Presidente da Pontifícia Academia Pro Vita, o Curso se introduzirá em alguns aspectos específicos como a atenção médica dos anciãos com enfermidades crônico-degenerativas, o uso e abuso de analgésicos nos cuidados paliativos, os cuidados de enfermagem, o processo de tomada de decisões clínicas para os anciãos ao final da vida.

Na segunda sessão do curso se abordarão as perspectivas éticas antropológicas e se falará do papel central das relações para os anciãos, em âmbito familiar, social e hospitalar, além de aprofundar nas diretrizes éticas para um bom acompanhamento dos anciãos próximos à morte, do respeito da dignidade evitando formas de abandono ou eutanásia.

Na terceira sessão, que será o estudo do tema central a partir da perspectiva sócio-culturais, os assistentes do Curso escutarão palestras relacionadas com a espiritualidade do ancião em seus últimos anos, aos aspectos legais do final da vida, ao cuidado pastoral e ao papel da família, para terminar com a pergunta: “O que é a solidariedade social?”. (GPE/EPC)

 
Comentários