Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Pela primeira vez se realizará um encontro dos Bispos Eméritos da América Latina e do Caribe
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 27-02-2015, Gaudium Press) Um evento sem precedentes ocorrerá no próximo mês em Bogotá, Colômbia. Trata-se do Primeiro Encontro de Bispos Eméritos da América Latina e do Caribe organizado pelo Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo na área de Conferências Episcopais e Igreja particulares do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Pela primeira vez se realizará um encontro dos Bispos Eméritos da América Latina e do Caribe.jpg

“A Igreja busca oferecer uma atenção especial àquele Bispos de toda América Latina e do Caribe que depois de anos de trabalho pastoral e de condução das dioceses se encontram em retiro de trabalhos”, explica o órgão eclesial latino-americano em nota à imprensa.

O propósito do evento -que terá lugar nas instalações da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC)- é o de “promover um espaço de encontro e diálogo fraterno para aprofundar sobre o Episcopado em meio de nossos pastores Eméritos, no formativo, e compartilhar sua realidade pastoral a qual são chamados durante toda sua vida”.

Além disso, se procura gerar um espaço no qual os Bispos Eméritos contribuam na criação de novos caminhos de missão a partir de sua experiência e sabedoria: “Toda pessoa consagrada ao trabalho evangelizador deve permanecer em uma constante busca no aprofundar o Mistério de Deus em sua vida, na ação pastoral, na mesma espiritualidade a qual lhe conduzirá a descobrir novos caminhos de missão, o chamado de Deus se prolonga ao longo de toda a vida e é por isso que se quer caminhar com aqueles homens de Deus, que tiveram um chamado especial como Pastores, para dar a conhecer novos caminhos de Missão”.

Bispos Emérito

De acordo com o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos ‘Apostolorum Successores’ da Congregação para os Bispos, todo Bispo diocesano, Bispo Coadjuntor e Bispo Auxiliar ao cumprir 75 anos de idade, está convidado a apresentar ao Santo Padre a renúncia de seu ofício. Uma vez que se publique a aceitação da renúncia por parte do Papa, o Bispo diocesano assume o título de Bispo Emérito da Diocese, enquanto que o Bispo Auxiliar conserva o título com o apelativo de “ex Bispo Auxiliar”.

Quanto a sua participação da vida da Igreja diocesana, o Bispo Emérito, se reside na Diocese, pode ser chamado pelo Bispo diocesano para a administração dos Sacramentos, especialmente o da Confissão e Confirmação. Conserva igualmente seu direito de administrar a Ordem Diaconal, o Matrimônio e no foro sacramental pode perdoar as penas ‘latae sententia’ que não são reservadas à Sé Apostólica. Também, se o Bispo diocesano o considerar oportuno, pode confiar-lhe alguma missão especial.

“O Bispos diocesano apreciará o bem qu eu Bispo Emérito cumpre na Igreja em geral, e em particular na Diocese, com a oração, às vezes com o sofrimento aceito por amor, com o exemplo de vida sacerdotal e com o conselho, quando lhe foi solicitado”, sublinha a Congregação para os Bispos no Diretório ‘Apostolorum Successores’.

Em relação com a Igreja Universal, o Bispo Emérito continua sendo membro do Colégio episcopal em virtude da consagração sacramental, com o direito de continuar ajudando ao Romano Pontífice e de colaborar com ele para o bem de toda a Igreja. Neste sentido, até a idade de 80 anos, pode ser nomeado membro e ser consultor dos dicastérios vaticanos. (GPE/EPC)

 
Comentários