Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Papa nomeia novo bispo para cidade no Espírito Santo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/03/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Colatina – Espírito Santo (Quarta-feira, 04-03-2015, Gaudium Press) Nomeado pelo Papa Francisco como o mais novo bispo de Colatina, no Espirito Santo, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias recebeu a notícia nesta quarta-feira, 4 de março, através de um comunicado feito pela Nunciatura Apostólica do Brasil.domjoaquimwladimir2.jpg

Até então, Dom Joaquim exercia seu ministério episcopal como bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, capital do Estado capixaba, além de ser administrador apostólico de Colatina.

Nascido em Cafelândia, interior de São Paulo, foi nomeado bispo em 21 de dezembro de 2011, então pelo Papa Bento XVI. Tem como lema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.

Ao longo de sua caminhada religiosa, Dom Joaquim se graduou em administração de empresas pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí, chegando a estudar Teologia em São Paulo. Logo depois, foi ordenado no dia 12 de dezembro de 1997, em Jundiaí, e em seguida, nomeado como co-diretor do Cursilho de Cristandade por um ano e diretor, cargo que também exerce atualmente.

Após passagens por diversas paróquias do interior do Estado de São Paulo, foi ainda presbítero a serviço da Diaconia Territorial Santo Antônio em Campo Limpo Paulista e vice-reitor e reitor do Seminário de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.

Ainda na cidade paulista, o prelado exerceu a função de administrador diocesano e vigário geral da Diocese de Jundiaí.

No dia 14 de maio de 2014, Dom Joaquim foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Colatina, logo após anunciada a renúncia de Dom Décio Sossai Zandonade, segundo previsto no Código de Direito Canônico. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários