Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santo Padre ensina: pratiquemos o bem e não a “santidade aparente”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/03/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04-03-2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco pôs no centro de sua homilia de hoje na, Casa Santa Marta, duas categorias de almas: os santos aparentes, que, mesmo diante do céu se preocupam em parecer, mais do que ser, e os pecadores santificados, que, para além do mal feito, aprenderam a “fazer” um bem maior.

santa marta papa francisco.jpg
L’Osservatore Romano

O Papa foi contundente: se você “aprende a fazer o bem, disse ele, ” Deus “perdoa generosamente” todo pecado. O que não perdoa, continuou, é a hipocrisia, “a santidade aparente”.

Ele comentava as palavras de Isaías das leituras de hoje que são um “convite” que vem diretamente de Deus: “Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem” defendendo órfãos e viúvas, ou seja – sublinha Francisco – “aqueles que ninguém recorda “, entre os quais, continua o Papa, há também os “idosos abandonados, as crianças que não vão à escola” e aqueles “que não sabem fazer o sinal da cruz.

“Mas como eu posso me converter? “Aprendam a fazer o bem!”, ensinou o Pontífice. A sujeira do coração, lembrou Francisco, não se remove como você remove uma mancha: remove-se com o “fazer”, com o tomar um caminho diferente, uma estrada diferente daquela do mal.

“Aprendam a fazer o bem, isto é, o caminho do fazer o bem. E como faço o bem? É simples! “Busquem a justiça, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva”. Recordemos que em Israel os mais pobres e necessitados eram os órfãos e as viúvas: façam justiça a eles, vão onde estão as chagas da humanidade, onde há tanta dor … E assim, fazendo o bem, você irá lavar o seu coração”.

“Se você fizer isso, se você vem por este caminho, no qual eu convido você – nos diz o Senhor – ‘ainda que os seus pecados sejam como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve’. É um exagero, o Senhor exagera: mas é a verdade! O Senhor nos dá o dom do seu perdão. O Senhor perdoa generosamente. ‘Mas eu perdoo você até aqui, depois vamos ver o resto …” Não! O Senhor perdoa sempre tudo! Tudo! Mas se você quer ser perdoado, você tem que iniciar o caminho do fazer o bem. Este é o dom!”.

O Santo Padre comenta o Evangelho do dia que apresenta o grupo dos falsos, hipócritas, aqueles “que dizem as coisas certas, mas fazem o contrário.”

“Todos, – disse Francisco -, somos astutos e sempre encontramos um caminho que não é o certo, para parecer mais justo do que somos: é o caminho da hipocrisia”: “Esses fingem de se converter, mas o seu coração é uma mentira: eles são mentirosos! É uma mentira … O seu coração não pertence ao Senhor; pertence ao pai de todas as mentiras, Satanás. E esta é a falsa santidade. Mil vezes Jesus preferiu pecadores a eles. Por quê? Porque os pecadores diziam a verdade sobre si mesmos. “Fique longe de mim, Senhor, que eu sou um pecador! ‘: Pedro disse isso, uma vez. Eles nunca disseram isso mas ‘obrigado Senhor, porque eu não sou um pecador, porque sou justo’ … Na segunda semana da Quaresma há três palavras para pensar, para refletir:

o convite à conversão, o dom que o Senhor nos dá, isto é, um perdão grande, um grande perdão, e a armadilha, isto é, fingir de se converter, mas tomar o caminho da hipocrisia “. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

 
Comentários