Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Precisamos voltar ao significado originário da Páscoa cristã!”, afirma Cardeal de São Paulo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 31/03/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Paulo (Terça-feira, 31-03-2015, Gaudium Press) Em mensagem divulgada pelo site da Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, comentou sobre o início da Semana Santa.Odilo.jpg

“Com o Domingo de Ramos, iniciamos a celebração da Páscoa. A Semana Santa inteira é ‘celebração da Páscoa’ e, também, a Oitava da Páscoa, depois do Domingo da Ressurreição de Jesus Cristo.”

Segundo Dom Odilo, “estas são as celebrações centrais da nossa Igreja, nas quais recordamos os últimos dias de Jesus aqui na terra, suas recomendações mais fortes aos discípulos, seus dons mais excelentes à Igreja, sua ‘entrega’ pela humanidade na paixão e morte de cruz pelos nossos pecados, sua ressurreição, glorificação e o dom da ‘vida nova’ para a humanidade”.

Na carta, o purpurado emitiu seu desejo de “convidar a todos os filhos da Igreja a participarem intensamente das celebrações da Semana Santa nas paróquias e igrejas”, uma vez que “a Semana Santa deveria ser um grande retiro anual do povo católico, mediante a participação nas celebrações da Igreja, sobretudo do Tríduo Pascal”.

Dom Odilo ainda abordou o fato dos costumes do povo católico, então praticados com mais frequência no passado, nas celebrações da Semana Santa e da Páscoa: “talvez nos deixamos levar por um processo gradual de ‘secularização’ da Páscoa, colocando mais atenção no ‘feriadão da Páscoa’, ocasião para viajar e se divertir, nas comidas típicas ou nos presentes da Páscoa…”. Contudo, alertou: “precisamos voltar ao significado originário da Páscoa cristã!”

Depois, aconselhou tanto os pais quanto os avós a pensarem como podem motivar as crianças e os jovens para “assimilarem a ‘alma católica’ das festas e celebrações da nossa Igreja”. “Nas comunidades e paróquias, não se deixe de oferecer abundante ocasião para a participação de todos nos diversos momentos da rica Liturgia da Semana Santa. Também para uma boa confissão pascal.”

O Arcebispo de São Paulo comentou também sobre a celebração do Domingo de Ramos na Arquidiocese, quando a Igreja fez todas as comunidades o “gesto concreto de solidariedade”, que é a Coleta da Campanha da Fraternidade de 2015. “Com nossa ajuda generosa, muitas obras e iniciativas de solidariedade e caridade cristã podem ser apoiadas nas dioceses, pelo Brasil afora”, disse.

Finalizando seu texto, Dom Odilo destacou que na Sexta-Feira Santa será realizada em todas as igrejas a Coleta para os Lugares Santos, considerado um “gesto de solidariedade para com os cristãos que vivem na Terra Santa (lugares bíblicos), testemunhando sua Fé no Evangelho de Cristo, com frequência, em meio a perseguições e até martírios!”

“Desejo que todos possam viver bem esta celebração da Páscoa! O Senhor da vida nos conceda a vida!”, concluiu. (LMI)

 
Comentários