Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Canadá se prepara para celebrar o Dia de João Paulo II
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Toronto – Canadá (Quarta-feira, 01-04-2015, Gaudium Press) “Através do Canadá, em todos e cada um dos anos, o segundo dia de abril será conhecido como o ‘Dia de João Paulo II'”. Este é o texto legal com o qual o Canadá declarou a comemoração civil do recordado Santo Papa polonês, que apesar de não ser um dia festivo é um notável reconhecimento ao Pontífice, como destacou a escritora canadense Melinda Selmys para National Catholic Register.Canadá se prepara para celebrar o Dia de João Paulo II.jpg

A lei não é somente federal. A legislatura do estado de Ontário aprovou a mesma iniciativa, com um apoio decidido da maioria de legisladores, sem que nem sequer a bancada opositora possa unir-se contra. O notável afeto à São João Paulo II no país se ratificou em 2002, quando o pontífice visitou o território para a Jornada Mundial da Juventude na etapa final de sua vida. No total, o Pontífice visitou o Canadá em três oportunidades.

Para o Canadá, a memória de São João Paulo II está associada também com sua liderança e seu caráter de fonte de esperança para os habitantes de países sob o domínio da União Soviética no século XX, tempo durante o qual numerosos emigrantes da Europa do Leste chegaram ao país norte-americano fugindo da pressão do comunismo. Este fato foi citado na motivação da lei e faz parte do texto da norma.

Ainda que o Dia de João Paulo II seja uma comemoração nacionalmente reconhecida, não tem o status de dia festivo, de forma que os horários de trabalho e serviços correspondem aos dias de trabalho normais. Espera-se que as principais celebrações em honra ao Pontífice sejam realizadas por católicos e pelas colônias de europeus do leste, mas o fato mesmo da existência da festa é uma boa notícia em um país marcadamente secularizado. (GPE/EPC)

 
Comentários