Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Pelo Bicentenário de São João Bosco, inauguram na Argentina Universidade Salesiana
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bahia Blanca – Argentina (Segunda-feira, 06-04-2015, Gaudium Press) Os salesianos na Argentina tornaram realidade um sonho. No dia 26 de março foi inaugurada oficialmente a UNISAL, Universidade Salesiana Argentina, que chega como uma nova alternativa educativa -inspirada no carisma de Dom Bosco- para os jovens do país austral. Situada na Bahia Blanca, a inauguração ocorreu no marco das celebrações do Bicentenário de nascimento de São João Bosco.

Pelo Bicentenário de São João Bosco, inauguram na Argentina Universidade Salesiana 1.jpg

“Este é um sonho que pudemos concretizar depois de um grande esforço quando começamos, há poucos dias, a dar aulas. A casa se povoou de jovens, que são os verdadeiros protagonistas”, disse aos meios de comunicação locais o sacerdote salesiano Vicente Tirabasso, que é o vice-reitor da Universidade, e foi citado pela ANS.

A ideia desta instituição educativa não é nova, já que foi concebida no ano de 2006 quando a Inspetoria Salesiana Sul ‘Ceferino Namuncurá’ começou com a gestão; mas ela só se concretizou em abril de 2014 quando foi aprovada mediante um decreto presidencial.

“A UNISAL permitirá chegar com a proposta salesiana ao mundo universitário da Argentina (…) além de possibilitar que se multiplique a proposta pastoral salesiana na sociedade”, disse o Padre Honorio Caucamán, Inspetor Salesiano no ano passado uma vez que teve conhecimento da aprovação da universidade.

A instituição educativa, que inicia seus trabalhos com 50 alunos, oferece atualmente as carreiras de Comunicação, Psicologia, Direito e Educação. Em uma segunda etapa está previsto incluir programas que respondam às necessidades atuais e com base na missão salesiana a favor dos jovens.

Um dos propósitos da UNISAL é justamente ajudar aos jovens com dificuldades econômicas facilitando-lhes o acesso à educação. “Oferecemos a melhor qualidade que podemos em um clima de acompanhamento e promoção das capacidades dos jovens, com espírito de família, típico de Dom Bosco”, comentou o Padre Tirabasso.

Pelo Bicentenário de São João Bosco, inauguram na Argentina Universidade Salesiana 2.jpg

Neste sentido, como se sublinha na missão da instituição, a UNISAL busca “favorecer o acesso à universidade dos jovens procedentes de ambientes populares e do mundo do trabalho (…) orientar a investigação, a docência, o estudo e os serviços culturais para que se dê um melhor conhecimento da condição juvenil, especialmente dos setores menos favorecidos, para que se produza uma transformação positiva da mesma (…), formar pessoas que vivam comprometidas com a justiça para fazer uma sociedade mais solidária e humana” e “promover na sociedade propostas formativas que incidam nos processos educativos e nas estratégias e políticas juvenis”.

O ato de inauguração contou com a presença de Dom Guillermo Garlatti, Arcebispo de Bahía Blanza, além de representantes municipais, do governo e de outras universidades. (GPE/EPC)

 
Comentários