Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sacerdote Filipino recorda a origem divina do sacerdócio e sua elevada dignidade
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manila – Filipinas (Terça-feira, 07-04-2015, Gaudium Press) O Padre Abe Arganiosa sacerdote filipino que serve nos Estados Unidos recordou para o serviço informativo da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas algumas das características especiais dos sacerdotes católicos nas quais se manifesta de forma particular sua elevada dignidade e a origem divina de sua vocação e ministério. A possibilidade de celebrar a Eucaristia e de administrar a graça de Deus nos sacramentos revela uma condição diferente aos demais homens: “O objetivo do sacerdote de seguir a Cristo o diferencia do resto dos homens”, destacou.

Sacerdote Filipino recorda a origem divina do sacerdócio e sua elevada dignidade.jpg

O primeiro ponto tratado pelo Padre Arganiosa é o sacrifício de Cristo mesmo que obteve a redenção dos homens e com o qual significa a derrota do maligno. “Nossos sacerdotes, estando em total união com Cristo, também estão fazendo o mesmo com o sacrifício de suas vidas e através do oferecimento Eucarístico estão trazendo o triunfo do Evangelho e a queda do demônio”, comentou.

Esta missão faz “únicos” aos ministros ordenados, apesar de padecer limitações e ter a mesma fragilidade característica dos seres humanos. Esta é a figura de São Paulo dos recipientes de barro que contêm os tesouros de Deus, “para que a extraordinária grandeza do poder seja de Deus e não de nós”, recordou.

Esta origem de argila, que se identifica com o relato da criação do homem do Gêneses, não muda a elevada dignidade do ministério, que tem bênçãos incomparáveis que para o sacerdote motivam inclusive a admiração dos anjos. “Através das mãos consagradas de nossos presbíteros, o céu se abre a cada dia para dar-nos o Corpo e o Sangue do Senhor, dando-nos um sacrifício puro que santifica o mundo pecador”, acrescentou, razão pela qual o Código de Direito Canônico os chama “dispensadores dos mistérios de Deus”.

Este ministério não poderia ter outra origem senão Deus mesmo: “Foi estabelecido pelo Pai desde o Antigo Testamento, aperfeiçoado por Cristo no novo, e é guiado pelo Espírito Santo através dos séculos”, concluiu o Padre Arganiosa. “Por isso proclamamos a origem divina do sacerdócio”. (GPE/EPC)

 
Comentários