Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese do México se prepara para celebrar o “Dia da Caridade”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quinta-feira, 09-04-2015, Gaudium Press) Inspirados nas palavras do Papa Francisco nas quais deseja que “os lugares nos quais manifesta a Igreja, em particular nossas paróquias e nossas comunidades, cheguem a ser ilhas de misericórdia em meio do mar de indiferença”, a Arquidiocese do México se prepara para comemorar no próximo dia 12 de abril, segundo Domingo de Páscoa, o “Dia da Caridade”.

Arquidiocese do México se prepara para celebrar o Dia da Caridade.jpg

A jornada, com a qual se encerrará a Campanha de Caridade 2015 que animou a jurisdição eclesial durante o tempo quaresmal com o tema “Faça nosso coração semelhante ao teu… Construtores de paz e esperança”, convida a todos os fiéis católicos da capital mexicana para que participem e façam possível a esperança nos irmãos que se encontram em situação de pobreza e recebam assim o apoio dos diversos programas que impulsiona a Pastoral Social – Cáritas, tal como comunicou o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

Com isso, o “Dia da Caridade”, também quer responder ao chamado que fez o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México, em suas orientações pastorais para o presente ano. Ali o purpurado convida para que as paróquias “se configurem como escolas de comunhão e de serviço (…) Escolas de verdadeira caridade, de atenção fraterna, de formação cristã, de comunhão responsável”. Para o Cardeal “a caridade não é algo optativo, mas um elemento essencial da evangelização”.

Um apelo do qual também faz eco o purpurado tendo em conta o chamado do Papa Francisco que tem dito que não devemos acostumar-nos “às situações de degradação e de miséria que nos encontramos caminhando pelas ruas de nossas cidades e nossos países, à violência, aos irmãos e irmãs que dormem pela rua e não tem um teto onde abrigar-se, aos imigrantes em busca de dignidade”.

É por isso que o Secretariado de Pastoral Social da Arquidiocese do México convida para que os fiéis capitalinos deem seu apoio “para continuar atendendo os diferentes programas de ajuda aos grupos vulneráveis”.

Para fazer da iniciativa uma ação concreta a partir da Chancelaria da Arquidiocese Primaz do México tem encorajado para que no próximo dia 12 de abril permaneçam abertos os templos aos fiéis, e assim realizar uma coleta adicional que sirva para fortalecer o trabalho que realiza a Pastoral Social. Coleta que também se realizará em cada uma das missas dominicais.

Durante o ano de 2014, a Pastoral Social – Cáritas da Cidade do México beneficiou a 59.641 pessoas através de 224.509 serviços que foram distribuídos em diversos programas de saúde familiar e nutrição, para os adultos, de atenção aos vícios, de violência intrafamiliar, em formação humana, assim como becas para estudantes, entre outros, segundo dados expostos no informe do trabalho da Cáritas local do ano passado. (GPE/EPC)

 
Comentários