Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Milhares de batismos em Hong Kong por ocasião da Páscoa da Ressurreição
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Hong Kong – China (Quinta-feira, 09-04-2015, Gaudium Press) “Temos dois motivos para estar felizes e agradecidos”, expressou o Cardeal John Tong, Arcebispo de Hong Kong, em sua carta pastoral para a Páscoa 2015.

Milhares de batismos em Hong Kong por ocasião da Páscoa da Ressurreição.jpg

“O primeiro é que 3.600 adultos receberão o batismo, o primeiro sacramento da iniciação cristã e se converterão, durante a Vigília pascal, em membros de nossa grande família católica. O segundo é que sempre mais católicos estão se comprometendo com alegria no aprofundamento da doutrina, a escritura e a teologia. Deste modo poderão participar na missão da Igreja fazendo-se catequistas voluntários e poderão difundir as sementes do Evangelho com suas palavras e suas ações. Nossa Diocese está realmente seguindo o caminho da Igreja universal”, indicou o Cardeal.

A todos os fiéis, e com especial sentido aos catecúmenos, o purpurado fez um convite: “Sejam alegres anunciadores do Evangelho, felizes de poder viver em uma sociedade livre para anunciar a Cristo, respondam aos pedidos do Papa Francisco que nos convoca a uma nova evangelização”.

O Cardeal John Tong disse aos seus fiéis que têm que estar agradecidos e felizes de poder viver em uma sociedade livre: “Temos diversas instituições e diversos meios de comunicação que podem nutrir nossa Fé, que podem ajudar-nos a aprofundá-la e graças às quais podemos aprender como difundir o Evangelho. Nossa Diocese tem um centro catequístico, o Conselho central dos leigos, a Comissão litúrgica, o Instituto bíblico, o seminário do Espírito Santo, o kung Kao Po e o Sunday Examiner, somente para citar alguns”.

Na Carta o purpurado também relatou histórias de evangelização na China, onde foi mais de 100 vezes nos últimos 30 anos:

“Um jovem sacerdote, começou relatando ao Cardeal Tong, me contou esta história. Ele não é um bom falador e sua inteligência, está na média. Não foi um grande estudante no seminário. Mas quando o reitor viu o humilde e fervente que era, aprovou sua ordenação sacerdotal. Depois de sua ordenação foi enviado a uma zona rural para ocupar-se da pastoral.”

“Tendo entendido que suas habilidades não eram de altíssimo nível, decidiu dividir os católicos de sua paróquia em dois grupos. Os neo-batizados tem a responsabilidade de convidar a amigos e vizinhos não-católicos à Igreja, para aproximá-los ao catecumenato.”

“Os outros estão encarregados de ensinar a doutrina católica aos catecúmenos. Enquanto tanto o sacerdote permanece em uma pequena capela rezando com muito fervor até a finalização das aulas de catecismo. O resultado é que a cada ano está em grau de batizar a mais de mil novos católicos!”

“A segunda história se desenvolve na parte norte-oriental da China. Um católico da região entende a importância da evangelização. Então inicia uma fervente campanha missionária, sem levar nem comida nem dinheiro com ele. Por uma parte prega o Evangelho e em outro momento pede esmola para comer.”

“Durante a noite dorme diante das portas das casas. Ou, graças a seu fervor evangélico que conquista a povoação, logra converter a mais de mil pessoas e introduzi-las na Igreja.”

“Dado que estes novos fiéis devem receber o batismo e os outros sacramentos, chega a uma cidade e convida a um sacerdote para que o acompanhe para administrar os sacramentos a estes novos convertidos. Deste modo seu esforço missionário, que no início não queria que fosse conhecido, se converte em domínio público.”

“Finalmente o Cardeal recorda que o Papa Francisco nos pede aos católicos: ser alegres testemunhas do Evangelho; ser evangelizadores que tem Fé em Deus e que levam adiante e com coragem esta obra; unam-se uns aos outros e tenham o coração de pobres, de modo que o Reino de Deus logo possa realizar-se em todo o mundo. ‘Queridos irmãos e irmãs, concluiu, respondamos de modo positivo a estes pedidos do Santo Padre. Feliz Páscoa! Aleluia!'”. (GPE/EPC)

 
Comentários