Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Aumenta o número de sacerdotes ordenados nos Estados Unidos em 2015
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 09-04-2015, Gaudium Press) A geração 2015 de novos sacerdotes nos Estados Unidos tem uma boa notícia para compartilhar com o mundo: este ano a cifra de ordenados aumentou para o número de 595 sacerdotes, em comparação à de 477 registrados em 2014. Este aumento que corresponde a 24.7% foi celebrado pela Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) em um comunicado oficial no dia 07 de abril.

Aumenta o número de sacerdotes ordenados nos Estados Unidos em 2015.jpg

“É motivante ver o leve incremento no número de ordenações neste ano nos Estados Unidos”, expressou Dom Michael F. Burbidge, Bispo de Raleigh e Presidente do Comitê Episcopal sobre Clero, Vida Consagrada e Vocações. “Quando se perguntou sobre as influências positivas que encontraram para discernir o chamado, os ordenandos responderam que o apoio de sua família, seu pároco e as escolas católicas tiveram uma alta classificação”.

As estatísticas da Conferência de Bispos oferecem muito mais informação útil para a pastoral vocacional e fazem parte do estudo anual encarregado ao Centro de Investigação Aplicada à Pastoral da Universidade de Georgetown. Por exemplo, se estabeleceu que a idade média dos novos sacerdotes de 2015 é de 34 anos, mas que na média tinham 17 anos ao considerar pela primeira vez sua vocação. A grande maioria deles (84%) são católicos de nascimento, sendo educados por pais ambos pertencentes à Igreja Católica. Por volta de 37% tem um parente que já é sacerdote ou religioso.

78% dos entrevistados manifestou que havia servido na liturgia como coroinha e 51% havia servido também como leitor. 60% dos neo-presbíteros completou uma carreira universitária antes de ingressar ao Seminário e 61% já havia tido experiência de trabalho. Sobre esta condição de profissionais, a USCCB chamou a atenção sobre as dúvidas educativas como uma dificuldade a superar para uma parte considerável dos sacerdotes de 2015 (26% entrou para o Seminário com dívidas pendentes de 22.500 dólares).

25% dos novos sacerdotes nasceram fora dos Estados Unidos, sendo os países de origem mais frequentes Colômbia, México, Filipinas, Nigéria, Polônia e Vietnã. Como em estudos similares, a oração do Santo Rosário e a Adoração Eucarística figuram como práticas habituais dos novos sacerdotes antes de seu ingresso ao Seminário (70 por cento dos entrevistados). (GPE/EPC)

 
Comentários