Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora acolhe mostra sobre vida e obra de Dom Bosco
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Sexta-feira, 10-04-2015, Gaudium Press) Por ocasião das celebrações pelo Bicentenário de nascimento de São João Bosco, o Centro Salesiano de Documentação Histórica e Popular Mariana de Turim, na Itália, promoveu uma mostra sobre a vida e obra do fundador da Família Salesiana.

Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora acolhe mostra sobre vida e obra de Dom Bosco 1.jpg

Esta exposição, que foi inaugurada no dia 24 de janeiro pelo Reitor Maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime, poderá ser visitada no período da Ostentação extraordinária do Santo Sudário que ocorrerá entre os dias 19 de abril e 24 de junho, durante o Congresso Internacional de Maria Auxiliadora de 6 a 9 de agosto, e quando tenha lugar o encontro do Movimento Juvenil Salesiano Dom Bosco 2015 de 10 a 16 de agosto. A exposição se encontrará na Cripta da Basílica de Maria Auxiliadora.Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora acolhe mostra sobre vida e obra de Dom Bosco 2.jpg

De acordo com os organizadores da iniciativa, que foram citados pela Sala de Imprensa para Itália do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, com a mostra se pretende “apresentar a figura do santo educador através de diversidade de fontes: retratos, quadros, série de postais e imagens, fotografias, comics em vários idiomas e edições, medalhas, marcas postais, selos, que percorrem as fases de sua vida e obra”. Elementos que foram coletados ao redor do mundo e que falam sobre “o alto valor educativo de Dom Bosco, homem de Deus, promotor de vocações, escritor e editor”, prosseguem.

O “Passeio de Dom Bosco”

Em união com esta iniciativa, a Cidade Metropolitana de Turim, desenvolveu quatro itinerários com visitas guiadas e teatrais aos lugares do Santo. O “Passeio de Dom Bosco”, como se chama esta proposta, é uma anel de caminhos que percorre 130 quilômetros partindo de Turim, atravessa as colinas, para logo chegar a denominada “Terra dos Santos”, que são uma série de lugares espirituais imersos na natureza e na paisagem.

“Dom Bosco atravessou estas terras a pé inumeráveis vezes: jovem, para ir estudar em Chieri; adulto, para encontrar a tantos jovens que ajudou. É ele o Santo social por antonomásia, o companheiro ideal dos turistas que querem Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora acolhe mostra sobre vida e obra de Dom Bosco 3.jpgdescobrir as igrejas, capelas, pequenas granjas, castelos cravados nas colinas, vilas imersas em parques exuberantes e granjas dispersas entre campos e vinhedos”, diz a Oficina de Imprensa do Bicentenário em nota informativa.

O chamativo dos percursos é que estes serão acompanhados por atores guias, que ajudarão a reviver o espírito ordinário dos tempos de Dom Bosco nos lugares do Santo.

A primeira saída será no próximo domingo 12 de abril a partir de Valdocco, de donde se visitará a Igreja de São Francisco, a Capela Pinardi e as habitações de Dom Bosco. Dali se partirá de ônibus até Valsalice com uma visita ao primeiro túmulo de São João Bosco, depois se seguirá para a Igreja de São Francisco de Sales e o Museu de Ciências Naturais. Após o almoço, o percurso continuará pela Igreja de São João Evangelista, o Oratório San Luigi, a Praça do Castelo, a Igreja de São Francisco de Assis -onde os peregrinos visitarão o pátio no qual ocorreu o encontro entre Dom Bosco e o jovem Bartolomeo Garelli, com quem nasce o primeiro oratório. Posteriormente se passará pela Igreja do Corpus Domini, o Santuário da Consolata e o Cottolengo Casa da pequena caridade. (GPE/EPC)

 
Comentários