Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A Expo Milão contará com uma réplica da imagem da “La Madonnina”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Milão – Itália (Segunda-feira, 13-04-2015, Gaudium Press) Conhecida como “La Madonnina”, uma réplica da bela imagem da Virgem Maria que custodia a Milão a partir do alto de sua Catedral estará presente na Expo Milão 2015, que acolherá a cidade italiana desde o próximo dia 1º de maio a 31 de outubro.A Expo Milão contará com uma réplica da imagem da ?La Madonnina? 1.jpg

Isto se deve graças a que a área expositiva da exibição universal acolherá um espaço dedicado a Venerável Fábrica da Duomo de Milão, organização estabelecida sete séculos atrás para supervisionar a construção da Catedral e hoje se ocupa da conservação e promoção do templo catedralício. Seu símbolo é precisamente “La Madonnina”.

A Venerável Fábrica decidiu criar uma cópia da efígie mariana “para poder dar a todos os cidadãos e visitantes, crentes ou não, a emoção de deter-se diante de um sinal tão importante para a cidade, símbolo de Milão no mundo, e a partir de um ponto de vista único”, tal como disse Dom Gianantonio Borgonovo, a cargo da Fábrica do Duomo, que foi citado em nota de imprensa da organização da Expo Milão 2015.

Justamente, os organizadores da mostra também disseram que a imagem da “La Madonnina” será para a Expo “um símbolo verdadeiramente unificante”.

De acordo com o jornal Avvenire, a reprodução da imagem, a cargo da Fundação Nolana Del Giudice, se fará com as mesmas dimensões da original e acolherá aos visitantes da mostra com uma cascata atrás dela e uma escadaria que darão o efeito de grandeza própria da escultura que está na Catedral.

A réplica da imagem, que se encontra já em sua fase final, medirá 4 metros de altura e vem sendo esculpida com a técnica de fundação de cera.

Além disso, também se estão elaborando duas cópias da imagem, cada uma de 1.16 metros de altura, que estarão banhadas também em dourado. Estas serão entregues ao Papa Francisco e ao Arcebispo de Milão, Dom Angelo Scola; e levarão o nome de cada um.

Símbolo e Padroeira de Milão

“La Madonnina” é símbolo da conhecida Catedral gótica e padroeira de Milão. Ela foi alçada no alto do Capitel Maior do templo a finais de 1774, e está composta por placas de cobre, uma silhueta de aço inoxidável, e banhada de dourado.A Expo Milão contará com uma réplica da imagem da ?La Madonnina? 2.jpg

A história de sua colocação se volta ao arquiteto Francesco Croce, a quem se encarrega em junho de 1762 o projeto do Capitel Maior. Poucos anos depois, em 1765, Croce propõem adornar este capitel com uma imagem da Virgem Maria levada ao céus pelos anjos. A realização da estátua ficou a cargo do escultor Giuseppe Perego, e instalada em 1774.

Como dados históricos, a imagem foi coberta com uma imensa tela de cor cinza esverdeado em agosto de 1939, permanecendo assim durante cinco anos para evitar alvo de ataques durante a Segunda Guerra Mundial. A imagem começou a ser restaurada em 1967, culminando-se o processo em 2012.

Ela mede 4,16 metros de altura, está coberta por 33 placas de cobre, conta com uma estrutura de aço inoxidável, pesa 584 quilos e foram utilizados mais de 6 mil lâminas douradas que ainda hoje ressaltam sua grandeza. (GPE/EPC)

 
Comentários