Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


CNBB promove evento com jovens em missão na Amazônia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Segunda-feira, 13-04-2015, Gaudium Press) Em consonância com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), as Comissões Episcopais para a Amazônia, para a Juventude e para a Ação Missionária da CNBB, realizam a partir do dia 28 de março a Primeira Missão da Vida Religiosa Jovem, na Diocese de Óbidos e na prelazia de Itaituba, ambas no Pará.

Com a proposta de oferecer uma oportunidade à juventude da Vida Religiosa de vivenciar a experiência missionária em terras amazônicas, jovens religiosos de dez estados brasileiros receberam um dia de formação em Santarém, sendo enviados posteriormente em missão às duas igrejas particulares.

A assessora da Comissão para a Amazônia da CNBB, Irmã Maria Irene Lopes dos Santos, afirmou que a expectativa “é que, ao passar por esta experiência, os jovens religiosos se apaixonem pela causa da Amazônia e, partir daí, as congregações possam enviar missionários para esta realidade amazônica tão carente da presença da Igreja”.

Além disso, a religiosa lembrou que o projeto Missão Jovem na Amazônia, em 2014, acolheu um alto número de inscrições de integrantes da Vida Consagrada.

O incentivo do papa Francisco durante Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em 2013, serviu como incentivo para a Primeira Missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia, conforme as palavras da presidente da CRB Nacional, Irmã Maria Inês Ribeiro.

“Ele (o Papa Francisco) pediu que olhássemos para a Amazônia. E em 2014, no projeto Missão Jovem da Amazônia, aproximadamente três mil jovens se manifestaram, entre eles muitos religiosos. A CRB assumiu, então, acompanhar os jovens religiosos que se dispuseram à missão na Amazônia. E neste ano da Vida Consagrada, em missão é o momento de agradecer o grande dom, vivendo o presente no ardor da missão, na entrega, sob o estimulo também do Papa de ‘sair'”, disse, não deixando de destacar o Ano da Vida Consagrada, também proposto pelo Santo Padre.

O bispo de Itaituba, Dom Wilmar Santini, lembra ser necessário possibilitar a experiência missionária aos jovens, pois “os fortalece vocacionalmente no seguimento a Jesus Cristo”.
No final do evento, foi divulgada uma carta com as percepções da juventude religiosa participante do projeto.

“Essa missão nos deu a oportunidade de sermos pobres com os pobres e aprendermos a não desperdiçar as oportunidades que a vida nos dá e olhar a todos como irmãos e irmãs, vivendo cada dia com esperança, sem desanimar mesmo em condições de extrema necessidade. Aprendemos essa lição ao conviver com os povos da Amazônia, escutando suas histórias, celebrando a Fé a seu modo, por estrada, linhas, vicinais e rios”, descreve o início da mensagem. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários